Pesquisa-ação relacionada ao ensino de números inteiros com jogos didáticos
DOI:
https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss7pp16282-01cPalavras-chave:
Jogos didáticos, Aprendizagem, Números inteiros, IntervençãoResumo
As dificuldades dos alunos em relação ao ensino de números inteiros desencadeiam a preocupação com a ação pedagógica docente e a busca por uma forma de intervenção inovadora. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades de atividades lúdicas no aprendizado de números inteiros em uma turma de 7º ano do ensino fundamental, em Santana do Araguaia- PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-ação, que analisou a intervenção realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pio Barroso, com foco no ensino de matemática por meio do lúdico. Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante, as anotações das atividades pelos estudantes e pela pesquisadora, e as respostas de um questionário. Foram escolhidos, confeccionados e desenvolvidos dois jogos: Matiz e Sobe e Desce que exploraram conceitos de adição e subtração de números inteiros. Os jogos favoreceram a motivação/curiosidade e verificou-se o desenvolvimento da socialização saudável que a prática pedagógica proporcionou dentro da sala de aula, permitindo excluir o fator memorização. Entre os resultados da Pesquisa-ação, as atividades lúdicas com jogos despertaram o interesse por Matemática, promoveram a competitividade, o raciocínio lógico e a busca por estratégias, estimularam a integração, fortaleceram a autoconfiança, aumentaram o aprendizado de operações com os números inteiros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 The Journal of Engineering and Exact Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.