Pesquisa-ação relacionada ao ensino de números inteiros com jogos didáticos

Autores

  • Maria Clara Montel Gomes Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
  • Mayanne Brenda de Souza Siqueira Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil
  • Cristiane Johann Evangelista Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss7pp16282-01c

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Aprendizagem, Números inteiros, Intervenção

Resumo

As dificuldades dos alunos em relação ao ensino de números inteiros desencadeiam a preocupação com a ação pedagógica docente e a busca por uma forma de intervenção inovadora. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo investigar as potencialidades de atividades lúdicas no aprendizado de números inteiros em uma turma de 7º ano do ensino fundamental, em Santana do Araguaia- PA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Pesquisa-ação, que analisou a intervenção realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Pio Barroso, com foco no ensino de matemática por meio do lúdico. Os instrumentos de pesquisa foram a observação participante, as anotações das atividades pelos estudantes e pela pesquisadora, e as respostas de um questionário. Foram escolhidos, confeccionados e desenvolvidos dois jogos: Matiz e Sobe e Desce que exploraram conceitos de adição e subtração de números inteiros. Os jogos favoreceram a motivação/curiosidade e verificou-se o desenvolvimento da socialização saudável que a prática pedagógica proporcionou dentro da sala de aula, permitindo excluir o fator memorização. Entre os resultados da Pesquisa-ação, as atividades lúdicas com jogos despertaram o interesse por Matemática, promoveram a competitividade, o raciocínio lógico e a busca por estratégias, estimularam a integração, fortaleceram a autoconfiança, aumentaram o aprendizado de operações com os números inteiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Gomes, M. C. M., Siqueira, M. B. de S., Evangelista, D. H. R., & Evangelista, C. J. (2023). Pesquisa-ação relacionada ao ensino de números inteiros com jogos didáticos. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 9(7), 16282–01c. https://doi.org/10.18540/jcecvl9iss7pp16282-01c

Edição

Seção

CONARA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)