Perfil pessoal e habitacional da pessoa idosa e suas repercurssões na qualidade de vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v34i2.14703

Palavras-chave:

Envelhecimento humano, Kit Banheiro Seguro, Qualidade de vida

Resumo

A presente pesquisa teve o objetivo de caracterizar o perfil das pessoas idosas que foram contempladas com o programa “Kit Banheiro Seguro”, na cidade de Belo Horizonte, MG, no ano de 2014, assim como traçar o perfil de suas moradias, com vistas a identificar elementos que norteiem a qualidade de vida dessas pessoas. Para tanto, utilizou-se a pesquisa documental, com análise estatística descritiva e temática, utilizando o software Iramuteq, além dos princípios desenvolvidos pelo Grupo de Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (Grupo WHOQOL). Os resultados indicaram que a habitação é um marcador essencial da qualidade de vida, por sua associação com a segurança, conforto, afetividade e pertencimento. Concluiu-se que a repercussão da adequação de um componente da habitação pode repercutir no bem-estar da pessoa idosa e, portanto, em sua qualidade de vida, especialmente no que tange conforto, ambiência, saúde e segurança, advindos da intervenção na moradia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Caldas Tavares Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Domestica pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado (1996) e doutorado (1999) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Em 2011 realizou o pós-doutorado, no Sealy Center on Aging da University of Texas Medical Branch, Texas, Estados Unidos, centro este colaborador da WHO/PAHO na linha de pesquisa Minority Aging, sob a orientação da Dra. Rebeca Wong.Tem experiência destacada na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento Ergonômico do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ergonômica do trabalho, gestão da idade, ageismo, envelhecimento ativo, qualidade de vida no trabalho, qualidade de vida, envelhecimento funcional, envelhecimento populacional, risco social e envelhecimento, trocas intergeracionais. É pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa ERGOPLAN (Grupo de Planejamento Ergonômico do Trabalho) e do Grupo Risco Social e Envelhecimento. Orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica nas linhas de pesquisa "Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social" e "Trabalho, consumo e Cultura". Foi bolsista da SESu/MEC, na modalidade tutora do Programa de Educação Tutorial em Economia Doméstica de 2007 a 2020. Em 2013 assumiu a vice presidência da Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento (ASPEN). E em 2019 iniciou a graduação em Psicologia no Centro Universitário de Ensino, UNIVIÇOSA, Viçosa MG.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá. Foi admitida na Universidade Federal de Viçosa em 1991, sendo atualmente enquadrada como Professora Titular do Dept de Economia Doméstica (DED). Atuou, durante cinco anos, como Pesquisadora na Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (EMCAPA-ES) e, por um período de sete anos, como docente do Instituto Universitário de Tecnologia de los Llanos-Venezuela. É Pesquisadora Nível 2 do CNPq e faz parte da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica. Possui experiência nas áreas de Economia Familiar, Teoria Econômica, Família e Políticas Públicas. É Líder do Grupo de Pesquisa "Famílias, Políticas Públicas, Desenvolvimento Humano e Social", atuando nas seguintes áreas de pesquisa: Estudos e Avaliação de Políticas Públicas, Programas e Projetos Socioambientais; Famílias, Redes Sociais e Qualidade de Vida; Relações de Gênero, Conflitos e Violência; Cotidiano,Trabalho e Consumo; Mulher, Crianças, Adolescentes e Idosos: Trajetórias, Condições de Vida e Percepções; Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Referências

BERTUZZI, Daiane et al. Arranjos e rede de apoio familiar de idosos que vivem em uma área rural. Texto contexto - enferm., Florianópolis, v. 21, n. 1, Mar., 2012. p. 158-166.

BESTETTI, Maria Luisa Trindade. Ambiência: espaço físico e comportamento. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., v. 17, n. 3, Rio de Janeiro, 2014. p. 601-610.

CAMARANO, Ana Amélia; KANSO, Solange. As instituições de longa permanência para idosos no Brasil. Revista Brasileira Estudo Populacional, v. 27, n. 1, Rio de Janeiro, jan./jun. 2010. p. 233-235.

CARVALHO, Carolina de Campos. Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento e políticas nacionais de saúde do idoso: aproximações e propostas. XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, ABEP, realizado em Águas de Lindóia/SP – Brasil, de 19 a 23 de novembro de 2012.

COSTA, Silva et al. A. Habitação e Urbanismo. ALCÂNTARA, Alexandre de Oliveira; CAMARANO, Ana Amélia; GIACOMIN, Karla Cristina. (Org.). Política nacional do idoso: velhas e novas questões. Rio de Janeiro: IPEA, 2016.

DE MORAES NETO, Antonio Henrique Almeida. Promoção da Saúde na Habitação dos Trópicos e Controle de Doenças Infecciosas e Parasitárias Associadas à Pobreza. RED VIVSALUD, 2012, p. 40-110.

GASPAR, Natália Maria; CAMPOS, Paulo Eduardo Fonseca. Banheiro, cozinha e lavanderia: Unidade hidráulica pré-fabricada para reabilitação de edifícios. 2º Congresso Internacional. Sustentabilidade e Habitação de Interesse Social. Anais... Porto Alegre, de 28 a 31 de maio de 2012.

GOMES, Ivani Soleira; MAFRA, Simone Caldas Tavares. As práticas dos centros comunitários para idosos e a promoção do envelhecimento ativo: uma revisão sistemática. Serviço Social em Revista, v. 23, n. 1, 2020. p. 24-40.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estados@. Minas Gerais. 2019. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estadosat/temasphp?sigla=mg&tema=sinopse_censodemog2010. Acesso em 05 de maio de 2018.

IRIGARAY, Tatiana Quarti.; TRENTINI, Clarissa Marceli. Qualidade de vida em idosas: a importância da dimensão subjetiva. Estudos de Psicologia, v. 26, n. 3, Campinas, 2009. p. 297-304.

LINS, Isabella Lourenço; ANDRADE, Luciana Vieira Rubim. A feminização da velhice: representação e silenciamento de demandas nos processos conferencistas de mulheres e pessoas idosas. Mediações, v. 23, n. 3, 2018. p. 436-465.

MAFRA, Simone Caldas Tavares. A tarefa do cuidar e as expectativas sociais diante de um envelhecimento demográfico: a importância de ressignificar o papel da família. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 14, n. 2, 2011. p. 353-363.

MELO, Natália Calais Vaz de et al. Condições de vida dos idosos no Brasil: Uma análise a partir da renda e nível de escolaridade. Oikos: Revista Brasileira de Economia Doméstica, Viçosa, v. 25, n.1, 2014. p. 4-19.

MIGUEL, Eleusy Natália et al. O morar contemporâneo do idoso: onde e como reside no estado de Minas Gerais. Dissertação (Mestrado em Economia Doméstica). Universidade Federal de Viçosa, Viçosa (MG), 2016.

MIRANDA, Edna Lopes et al. O Programa Mulheres Mil no controle da violência contra a mulher: uma visão de seus executores. Latitude, v. 14, n. 1, 2020. p. 120-135.

MIRANDA, Gabriella Morais Duarte et al. O envelhecimento populacional brasileiro: desafios e consequências sociais atuais e futuras. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 507-519, Junho, 2016.

MOTA, Rosimeire da Silva Moreira et al. Qualidade de vida na velhice: uma reflexão teórica. Revista Communitas, v. 1, n. 1, 2017. p. 47-60.

NETO, Arthur Moreira da Silva. Da vida laboral à reforma: expectativas de ocupação. Tese de Doutoramento da Universidade Portucalense Infante D. Henrique. Porto. Portugal, 2010.

OMS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Envelhecimento ativo: uma política de saúde. Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde, 2005.

PFÜTZENREUTER, Andreia Holz.; MORETTI, Ricardo de Sousa. Políticas Públicas para a Habitação do Idoso Análise de Algumas Iniciativas do Município de São Paulo. A Terceira Idade, SESC, São Paulo, n. 39, Jun., 2007.

SANTOS, Paulo Henrique Fernandes dos et al. Diagnóstico de Enfermagem de Risco de Quedas em idosos da atenção primária. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 73, supl. 3, e20180826, 2020.

SILVA, Aline Oliveira et al. As representações da AIDS para a terceira idade, sob uma perspectiva de gênero: significados e repercussões nos domínios da vida do idoso e funcionamento familiar. Dissertação, UFV. 2016.

SOUSA, Neuciani Ferreira da Silva et al. Envelhecimento ativo: prevalência e diferenças de gênero e idade em estudo de base populacional. Caderno de Saúde Pública, v. 34, n. 11, 2018.

TEIXEIRA, Darkman Kalleu da Silva et al. Quedas em pessoas idosas: restrições do ambiente doméstico e perdas funcionais. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 22, n. 3, 2019.

VASCONCELOS, Ana Maria Nogales; GOMES, Marília Miranda Forte. Transição demográfica: a experiência brasileira. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 21, n. 4, p. 539-548, dez. 2012.

VITTE, Claudete de Castro Silva. A Qualidade de Vida Urbana e sua Dimensão Subjetiva: Uma Contribuição ao Debate sobre Políticas Públicas e sobre a Cidade. In: VITTE, C. de C. S.; KEINERT, T. M. M. (Orgs.). Qualidade de Vida, Planejamento e Gestão Urbana. Discussões Teórico-Metodológicas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2009.

Downloads

Publicado

2023-09-14

Como Citar

Miguel, E. N., Caldas Tavares Mafra, S., & Saraiva de Loreto, M. das D. . (2023). Perfil pessoal e habitacional da pessoa idosa e suas repercurssões na qualidade de vida. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 34(2). https://doi.org/10.31423/oikos.v34i2.14703

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>