Ageismo no mercado de trabalho
uma análise qualitativa dos estereótipos de idade no recrutamento e seleção
DOI:
https://doi.org/10.31423/oikos.v35i2.17851Palavras-chave:
Ageismo, Mercado de trabalho, IdadeResumo
O artigo objetiva discutir sobre os estereótipos relacionados à idade que podem influenciar as decisões de recrutamento e seleção. Para isso, realizamos uma revisão de literatura qualitativa (Fonseca, 2002) e uma entrevista semi-estruturada com uma consultora especializada em recrutamento, seleção e desenvolvimento. Nossos resultados apontam para: 1) Ageismo é conceito desconhecido por boa parte das empresas; 2) há uma faixa etária solicitada pela maioria das empresas; 3) os profissionais com maior dificuldade de colocação e recolocação são os mais jovens ou mais velhos; 4) o ageismo implica no desenvolvimento do auto-ageismo; 5) pessoas mais velhas buscam formação para tentar amenizar o ageismo; 6) há a presença de auto-ageismo; 7) o tema ageismo não está presente na cultura organizacional. Como considerações finais destacamos a falta de familiaridade de muitas empresas com o conceito de ageismo, a preferência por profissionais entre 26 e 40 anos e a necessidade de conscientização nas práticas empresariais.
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