Revisão integrativa das publicações científicas sobre Políticas Públicas no âmbito do cotidiano do agricultor familiar de Minas Gerais

Autores

  • Rosária Cal Bastos Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Amélia Carla Sobrinho Bifano Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa (UFV)

DOI:

https://doi.org/10.31423/2236-8493.v29i1.352

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Agricultura Familiar, Cotidiano,

Resumo

Nas últimas décadas, diversas políticas públicas vêm sendo abordadas e discutidas, principalmente, no que se refere à agricultura familiar, que visa o desenvolvimento socioeconômico, acarretando transformações na vida cotidiana das famílias agrícolas. Dessa forma, este estudo teve o objetivo de analisar as produções científicas nacionais sobre as políticas públicas voltadas à agricultura familiar e sua transformação cotidiana, na região de Minas Gerais. O método utilizado foi o da revisão integrativa na literatura, analisou-se 14 artigos publicados entre 2009 e 2015, selecionados nas bases de dados: SciELO e Web of Science. Os resultados encontrados constataram que a relação entre políticas públicas e agricultura familiar é o que tem maior ênfase, porém é pouco explorado o cotidiano dos agricultores. As citações com esse foco são ainda incipientes, haja vista o número escasso de pesquisas voltadas a explorar unicamente esse assunto, sobretudo ao considerar os trabalhos analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosária Cal Bastos, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduada em Administração pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora,MG (2009), e especialização em Gestão de Pessoas pela Faculdade do Noroeste de Minas Gerais - FINOM (2010), Mestre em Economia Doméstica pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa, com foco em Políticas Públicas, Agricultura Familiar e Desenvolvimento a nível Local e Regional. Atualmente é Chefe de Seção de Expediente do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa. Tem mais de vinte anos de experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Amélia Carla Sobrinho Bifano, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia da UFMG (1999); Doutorado em Engenharia - Engenharia de Produção, grupo de pesquisa: TTO - Trabalho, Tecnologia e Organização, pela Escola Politécnica - USP (2007). É professora adjunta do Departamento de Economia Doméstica da UFV e pesquisadora da FAPEMIG.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá. É Professora Titular do Deptº de Economia Doméstica (DED) da na Universidade Federal de Viçosa em 1991, e pesquisadora da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Bastos, R. C., Bifano, A. C. S., & Loreto, M. das D. S. de. (2018). Revisão integrativa das publicações científicas sobre Políticas Públicas no âmbito do cotidiano do agricultor familiar de Minas Gerais. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 29(1), 78–101. https://doi.org/10.31423/2236-8493.v29i1.352

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>