Contexto socio-histórico do consumo de alimentos: das práticas de consumo para sobrevivência nas sociedades pré-capitalista ao consumo de alimentos como direito humano na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.31423/2236-8493.v29i1.364Palavras-chave:
Práticas de consumo, Segurança alimentar e nutricional, Políticas públicasResumo
As práticas de consumo de alimentos na história da sociedade desempenham papel importante desde épocas remotas. Do consumo de alimentos para sobrevivência nas sociedades pré-históricas ao consumo de alimentos como direito humano na sociedade contemporânea, um longo processo foi percorrido. Este estudo tem por objetivo refletir questões centrais acerca deste processo, na perspectiva de compreender os avanços e os retrocessos que o conformam na sociedade de consumo contemporânea, considerando o contexto das relações econômicas, políticas, sociais e culturais. Trata-se de pesquisa teórica, para a qual utilizou-se de revisão bibliográfica, valendo-se das contribuições dos diversos autores que tratam do assunto. Os resultados mostram a trajetória política, econômica, social e cultural das práticas de consumo alimentar, a partir da pré-história, e o desenvolvimento das ações de Segurança Alimentar e Nutricional, destacando as inter-relações do processo e suas contradições na efetivação do direito humano à alimentação adequada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Oikos: Família e Sociedade em Debate. Deve ser consignada a fonte de publicação original. Para a disponibilização e utilização dos artigos em acesso aberto, o periódico adota a licença Creative Commons Attribution 4.0 International Public License: CC BY 4.0. Isso significa que outras pessoas podem compartilhar - copiar ou distribuir o material em qualquer mídia ou formato; adaptar - remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, desde que atribuído o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se foram feitas alterações" (CC BY 4.0).
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Quanto às questões de plágio, a Oikos utiliza o software de verificação de similaridade de conteúdo – política de plágio (CopySpider) nos artigos submetidos ao periódico.
Ao submeter o artigo, o autor se compromete que os dados relatados no artigo não são resultados de má conduta ética, tais como: dados produzidos, uso indevido de imagens, falsificação, plágio, autoplágio ou duplicidade. O autor declara que nada no artigo infringe qualquer direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem, pois, caso contrário, ele poderá responder integralmente por qualquer dano causado a terceiros, em todas as esferas administrativas e jurídicas cabíveis, nos estritos termos da Lei nº 9.610/98