Contexto socio-histórico do consumo de alimentos: das práticas de consumo para sobrevivência nas sociedades pré-capitalista ao consumo de alimentos como direito humano na contemporaneidade

Autores

  • Mônica Gomes da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-6822-2879
  • Joseana Maria Saraiva Programa de Pós-graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social doDepartamento de Ciências Domésticas / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

DOI:

https://doi.org/10.31423/2236-8493.v29i1.364

Palavras-chave:

Práticas de consumo, Segurança alimentar e nutricional, Políticas públicas

Resumo

As práticas de consumo de alimentos na história da sociedade desempenham papel importante desde épocas remotas. Do consumo de alimentos para sobrevivência nas sociedades pré-históricas ao consumo de alimentos como direito humano na sociedade contemporânea, um longo processo foi percorrido. Este estudo tem por objetivo refletir questões centrais acerca deste processo, na perspectiva de compreender os avanços e os retrocessos que o conformam na sociedade de consumo contemporânea, considerando o contexto das relações econômicas, políticas, sociais e culturais. Trata-se de pesquisa teórica, para a qual utilizou-se de revisão bibliográfica, valendo-se das contribuições dos diversos autores que tratam do assunto. Os resultados mostram a trajetória política, econômica, social e cultural das práticas de consumo alimentar, a partir da pré-história, e o desenvolvimento das ações de Segurança Alimentar e Nutricional, destacando as inter-relações do processo e suas contradições na efetivação do direito humano à alimentação adequada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Gomes da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Nutricionista, Mestra em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social pelo Departamento de Ciências Domésticas / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Joseana Maria Saraiva, Programa de Pós-graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social doDepartamento de Ciências Domésticas / Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Professora Associada Nível I da Universidade Federal Rural de Pernambuco, responsável pelas Disciplinas Administração de Instituições de Educação Infantil, Teoria Geral da Administração e Planejamento de Serviços e Gestão das organizações de consumo coletivo públicas e privada, integrantes da grade curricular dos cursos de graduação em Economia Doméstica e Ciências do Consumo/ UFRPE. Professora do Programa de Pós-Graduação em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social/ Departamento de Ciências Domésticas/UFRPE.

Downloads

Publicado

2018-10-03

Como Citar

Silva, M. G. da, & Saraiva, J. M. (2018). Contexto socio-histórico do consumo de alimentos: das práticas de consumo para sobrevivência nas sociedades pré-capitalista ao consumo de alimentos como direito humano na contemporaneidade. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 29(1), 162–179. https://doi.org/10.31423/2236-8493.v29i1.364