Modelo para estimativa de perdas de reagentes em processo de produção de dióxido de cloro

Autores

  • Francisco de Assis Bertini Moraes UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas, Campus de Poços de Caldas - MG, Professor Substituto. UNIFAE - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, São João da Boa Vista-SP, Autarquia Municipal, Professor Efetivo.

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss1pp01-17

Palavras-chave:

Dióxido de cloro, Branqueamento de celulose, Modelagem estatística, Regressão linear múltipla.

Resumo

O uso do dióxido de cloro no branqueamento da polpa de celulose começou a ser estudado entre as décadas de 1920 e 1940, no entanto, somente na década de 1970 o uso combinado do Cl2 e ClO2 converteu-se em um processo de branqueamento mais eficiente do que o convencional, porém foi na década de 1990 que as normas ambientais ditaram a substituição do cloro elementar (Cl2 e HOCl) para ClO2 e outros métodos livres de cloro elementar no branqueamento depolpas celulósicas. A partir de então, as fábricas de celulose investiram em plantas químicas de geração de dióxido de cloro. Os problemas mais comuns na geração de ClO2 são: a complexidade das reações, o tratamento dos resíduos gerados e as conduções das operações, consideradas de alto risco. Estes problemas tornam o ClO2 um produto de alto custo de produção. Este trabalho teve como objetivo, desenvolver um modelo estatístico empírico, utilizando análises de regressão múltipla, para a simulação das perdas de reagentes em um processo químico de produção de ClO2, visando menores custos de produção. O modelo desenvolvido, numa planta de escala industrial, mostrou-se viável e confiável, como substituto ou complementar a modelos teóricos com base fenomenológica.

doi: https://doi.org/10.18540/2446941602012016001

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco de Assis Bertini Moraes, UNIFAL - Universidade Federal de Alfenas, Campus de Poços de Caldas - MG, Professor Substituto. UNIFAE - Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino, São João da Boa Vista-SP, Autarquia Municipal, Professor Efetivo.

Engenheiro químico graduado pela UNICAMP e mestrado em engenharia de produção pela UNIARA. Possui 30 anos de atuação profissional no setor de celulose e papel pela International Paper do Brasil Ltda. e Fíbria Celulose SA. A experiência foi desenvolvida em cogeração de energia, operações unitárias, projeto químico e gestão de processos de produção. Nos últimos 5 anos tem atuado como professor nos cursos de engenharia química na UNIFAE em São João da Boa Vista/SP e na UNIFAL em Poços de Caldas/MG.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Como Citar

Bertini Moraes, F. de A. (2015). Modelo para estimativa de perdas de reagentes em processo de produção de dióxido de cloro. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(1), 01–17. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss1pp01-17

Edição

Seção

Simulation, Optimization and Process Control