FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO E A RACIONALIDADE COMUNICATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0092-0102

Palavras-chave:

Formação Continuada, Racionalidade Comunicativa, Profissionalidade docente.

Resumo

A pesquisa discute sobre processo de formação continuada para o professor técnico, em um dos Centros Estaduais de Educação Profissional, no Território de Identidade do Sisal-Bahia, e sua contribuição para o desenvolvimento da profissionalidade desse professor, a partir de um caráter interativo e reflexivo de concepções pedagógicas. Objetiva investigar se esses processos formativos colaboram para a superação da racionalidade instrumental (busca alcançar determinada meta sem perspectiva de entendimento comunicativo) do docente com vista à racionalidade comunicativa (voltada para o entendimento dos sujeitos que interagem de maneira comunicativa e pretendem entender-se sobre o fazer docente), de forma crítico-reflexiva. Entende-se que o agir do professor técnico, a partir apenas de uma racionalidade instrumental, não possibilita o desenvolvimento de profissionais capazes de analisar sua prática de forma reflexiva. Assim, torna-se imprescindível a compreensão desse professor de se agir pela racionalidade comunicativa para refletir sobre sua profissionalidade docente. No processo metodológico, utiliza-se da hermenêutica habermasiana como veio epistemológico, sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, com pressupostos da pesquisa colaborativa, que se desenvolverá a partir de grupos de discussão para dialogar e refletir coletivamente com o professor sobre seu fazer docente. Teoricamente, este estudo baseia-se na concepção da Educação Profissional (FRIGOTTO, 2010; PETEROSSI, 1994); Formação continuada (SCHÖN, 2000); Racionalidade comunicativa (HABERMAS, 2012). Espera-se, com esta investigação, oportunizar que professores interajam, comunicativamente, sobre práticas pedagógicas e profissionalidade docente na Educação Profissional e, assim, através de uma relação dialógica e emancipatória, reestruturem suas ações docentes cotidianas, a partir de uma formação continuada pautada na racionalidade comunicativa.

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Biografia do Autor

Marta da Silva Barreto Pastor, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Mestranda em Educação e Diversidade (MPED), Universidade do Estado da Bahia - UNEB, mestra em Educação Permanente, Universidad del Salvador - USAL, Buenos Aires - AR. Especialista em Linguística, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC, licenciada em Letras, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, graduanda em Pedagogia, Faculdade do Sertão Baiano. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Multiletramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino, lotada no Colégio Estadual Wilson Lins, Valente-Ba, ministrando aulas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura. Coordenadora Local do Curso de Licenciatura em Pedagogia pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), na Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Departamento de Educação, Campus XIV, Conceição do Coité, Pólo de Valente/BA e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade do Sertão Baiano (FASB).

Úrsula Cunha Anecleto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Crítica Cultural na linha de pesquisa Letramento, Identidade e Formação do Professor, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Especialização em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (FACINTER). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente, é coordenadora e docente no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED/UNEB), docente colaboradora no Mestrado em Estudos Linguísticos na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), docente de Prática Pedagógica, Estágio em Língua Portuguesa, Tecnologias da Informação e Comunicação e Fundamentos Metodológicos da Língua Portuguesa (UNEB/ campus XIV / campus XI), nos cursos de graduação da Universidade Aberta no Brasil (UAB) e do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UNEB). É vice líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias na UNEB (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5640144801632064). Atuou como formadora no programa Pró-letramento Bahia, polo Barreiras (UNEB), no curso de Especialização em Educação Profissional (UNEB/campus XVI) e no Curso de Aperfeiçoamento em Tecnologias Educacionais (CATE/UNEB/SEC). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, e na área de Pedagogia, atuando principalmente nos seguintes campos: Ensino de Língua Portuguesa, Prática Pedagógica, Teoria do Agir Comunicativo, Multiletramentos, TIC e ensino e Estudos Culturais.

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Publicado

2019-02-18

Como Citar

Pastor, M. da S. B., & Anecleto, Úrsula C. (2019). FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO E A RACIONALIDADE COMUNICATIVA. REVES - Revista Relações Sociais, 2(1), 0092–0102. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0092-0102

Edição

Seção

General Papers/Artigos