ATUAÇÃO DO REVISOR DE TEXTOS: UMA EXPERIÊNCIA NO SESC DE MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0240-0254

Palavras-chave:

Revisão de texto, Ritos genéticos editoriais, Coenunciação, Sesc

Resumo

Neste trabalho, à luz da análise do discurso de Dominique Maingueneau ([1995] 2008a, [1998] 2008b) e de uma proposta de Luciana Salazar Salgado (2013; 2016) que considera a revisão de textos como coenunciação, além de aspectos da ergologia (SCHWARTZ, 1998; 2014), apresentamos a experiência institucional de produção editorial, em especial com peças publicitárias, na instituição Serviço Social do Comércio (Sesc) de Minas Gerais. Composta a partir de 2012, a equipe responsável pelas peças gráficas e digitais institucionais conta com uma revisora contratada, entre outros profissionais. Mostramos como a equipe se constituiu e quais os seus processos de trabalho, especialmente o da revisora. A fim de dar mais foco às questões aqui tratadas, analisamos brevemente uma peça institucional em seu processo de produção e revisão textual. Concluímos que os processos de revisão foram se aperfeiçoando à medida que o trabalho foi sendo vivenciado e experimentado, além de explicitarmos as questões coenunciativas que emergem da interação entre revisora e outros profissionais.

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Biografia do Autor

Márcia Regina Romano, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Cefet/MG. Bacharel em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) pela UFMG e especialista em Revisão de Textos pela PUC Minas.

Ana Elisa Ribeiro, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG)

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Cefet/MG. Doutora em Linguística Aplicada pela UFMG. Bacharel e licenciada em Letras pela UFMG.

Referências

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

Romano, M. R., & Ribeiro, A. E. (2018). ATUAÇÃO DO REVISOR DE TEXTOS: UMA EXPERIÊNCIA NO SESC DE MINAS GERAIS. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0240–0254. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0240-0254

Edição

Seção

Trabalho