REPENSANDO A GESTÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES

Autores

  • Amanda Maria Marques Pimenta Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Elisiene Chaves Fagundes Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • José Newton Garcia Araújo Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0471-0482

Palavras-chave:

Trabalho. Gestão. Saúde e adoecimento no trabalho. Clínicas do trabalho.

Resumo

O presente artigo apresenta o relato de duas experiências de pesquisa, realizadas com base na premissa de escuta e participação dos trabalhadores, a partir das clínicas do trabalho. A primeira pesquisa analisou a questão do reconhecimento dos empregados em uma empresa pública do setor de serviços; já a segunda permitiu discutir o trabalho dos agentes comunitários de saúde nas estratégias de matriciamento em saúde mental do SUS Betim. Ambas as experiências podem ser caracterizadas como pesquisa-ação, sendo que a primeira teve como referencial teórico a psicossociologia e a segunda a clínica da atividade. A análise das duas pesquisas em paralelo permitiu verificar que, mesmo se tratando de contextos muito distintos, a gestão das duas instituições é marcada pela submissão e ausência de escuta dos trabalhadores, o que causa sofrimento no trabalho. Por outro lado, a realização das duas pesquisas permitiu aos sujeitos se apropriarem de suas atividades laborais e passarem a sugerir mudanças, capazes de promover a saúde, a satisfação e o reconhecimento pela via do trabalho. O artigo contribuiu para uma reflexão crítica acerca dos modos de gestão atuais, bem como apontou a para possibilidade de construção de uma nova gestão que traga melhorias tanto para os trabalhadores quanto para as organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Maria Marques Pimenta, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e doutoranda em psicologia pela PUC Minas.

Elisiene Chaves Fagundes, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda em Psicologia - Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e graduada em Psicologia pela PUC Minas.

José Newton Garcia Araújo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Professor Doutor da Graduação e Pós-graduação em Psicologia da PUC Minas.

Referências

AMADO, G.; ENRIQUEZ, E. Psicodinâmica do Trabalho e Psicossociologia. In: BENDASSOLLI, P. F.; SOBOLL, L. A. P. Clínicas do Trabalho: Novas Perspectivas para Compreensão do Trabalho na Atualidade. p. 99-109. São Paulo: Atlas, 2011.
ARAÚJO, J. N. G. Trabalho e Temporalidade. Cadernos de Psicanálise – Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro, v.26, n.29, p.35-69. 2010.
BENDASSOLLI, P. F. & SOBOLL, L. A. P. Clínicas do trabalho: filiações, premissas e desafios. Cadernos de Psico-logia Social do Trabalho, vol.14, n.1, pp.59-72, 2011.
BENDASSOLLI, P. Reconhecimento no trabalho: perspectivas e questões contemporâneas. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 17, n. 1, p. 37-46, jan./mar.,2012
BOLTANSKI, L; CHIAPELLO, E. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. saúde mental e atenção básica, o vínculo e o diálogo necessários na inclusão das ações de saúde mental na atenção básica, 2003. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/1734.pdf. Acesso em: 10/12/2017.

CHANLAT, J. F. O desafio social da gestão: a contribuição das ciências sociais. In: BENDASSOLLI, P.; SOBOLL, L. A. P. (2011) Clínicas do trabalho – Novas perspectivas para a compreensão do trabalho na atualidade. São Paulo: Edi-tora Atlas, p. 110-131. 2011.

CHIAVERINI, D.H. (org); GONÇALVES, Daniel Almeida; BALLESTER, Dinarte; TÒFOLI, Luis Fernando; CHAZAN, Luiz Fernando; Almeida; FORTES, Sandra. Guia prático de matriciamento em Saúde Mental. Brasília: Ministério da Saúde, Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva, 2011.
CLOT, Yves. A função psicológica do trabalho. Tradução de Adail Sobral. Petrópolis, RJ: Vozes,2006.
CLOT, Yves. Trabalho e poder de agir/Yves Clot; tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira e Marlene Machado Zica Vianna. – Belo Horizonte. Fabrefactum, 2010.

DESPRAIRIES, F., G.; LÉVY, A. Análise de Discurso. In: ENRIQUEZ, E.; Lévy, A.; MICHEL, J. B. Dicionário de Psicossociologia. Lisboa: Climepsi Editora, p. 232-241. 2005.

GAULEJAC, V. Gestão com doença social. São Paulo: Ideias & Letras, 2007.

ENRIQUEZ, E. O vínculo grupal. In: ARAÚJO, J. N. A.; CASTRO, E. M.; MACHADO, M. N. M.; ROEDEL, S. Psi-cossociologia: Análise social e intervenção. Belo Horizonte: Autêntica, p. 61-74. 2001.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Vol. I e II. 2.ed. Trad. Paulo Meneses. Petrópolis: Vozes, 1992.

LHUILIER, D. Trabalho. In: ENRIQUEZ, E.; LÉVY, A.; MICHEL, J. B. Dicionário de Psicossociologia. Lisboa: Climepsi, p. 210-219. 2005.

PAGÈS, M. et.al. O poder das organizações. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
SIQUEIRA, M.V.S. Gestão, violência e servidão nas organizações: Contribuições da sociologia clínica e da psicodinâmica do trabalho. In: MENDES, A. M.; MERLO, A. R.C.; MORRONE, C. F.; FACAS, E. P. (2010) Psicodinâmica e Clínica do Trabalho – Temas, interfaces e casos brasileiros. Curitiba: Juruá, 2010.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Pimenta, A. M. M., Fagundes, E. C., & Araújo, J. N. G. (2018). REPENSANDO A GESTÃO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0471–0482. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0471-0482

Edição

Seção

Trabalho