Análise dos trabalhos publicados no ENPEC de 2013 a 2019 sobre metodologias ativas no ensino de Ciências: o que podemos afirmar?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13828-01e

Palavras-chave:

Ensino de Ciências., Metodologias Ativas, ENPEC, Formação de professores, Ensino e aprendizagem

Resumo

As metodologias ativas podem ser compreendidas como estratégias relevantes para os processos de ensino e aprendizagem de diversas disciplinas. A sua utilização no ambiente escolar tem favorecido de forma efetiva o ensino de temas complexos e abstratos. Entretanto, é necessário evidenciar como essas estratégias de ensino têm sido executadas para o ensino de Ciências. Desta forma, o objetivo deste estudo foi verificar como as metodologias ativas vem sendo descritas na literatura acadêmica. Para tanto, realizou-se uma busca nos trabalhos publicados no ENPEC de 2013 a 2019 com o intuito de verificar quantos e como as metodologias ativas estavam sendo descritas no referido evento. As metodologias ativas mais utilizadas nos estudos do ENPEC foram a Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem baseada em projetos, Sala de Aula Invertida e Ensino por Investigação. Os estudos analisados demonstraram que as metodologias ativas promovem a aquisição de novos conhecimentos, a habilidade em planejar e executar projetos, a capacidade de trabalhar em equipe, a interdisciplinaridade e a inserção de diversas outras competências no ensino de Ciências. Verificou-se que existem poucos trabalhos relacionados com esta temática no evento analisado. Desta forma, sugere-se que sejam realizadas novas pesquisas e que estas sejam disponibilizadas para os professores buscando contribuir de forma mais efetiva para a utilização das metodologias ativas no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Chaves, A. L. S., Savergnini, S. S. Q., & Costa, F. de J. (2022). Análise dos trabalhos publicados no ENPEC de 2013 a 2019 sobre metodologias ativas no ensino de Ciências: o que podemos afirmar?. REVES - Revista Relações Sociais, 5(1), 13828–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13828-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos