Gestão participativa e motivação em espaços pedagógicos

Autores

  • Josefa Aparecida Pereira de Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Brasil
  • Erinaldo Silva Oliveira Universidade Luterana do Brasil, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9323-7581
  • Daniel Nascimento-e-Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9770-575X

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp14672-01e

Palavras-chave:

Participação, Gestão, Espaços pedagogicos, Motivação

Resumo

A escassez de estudos vinculando a prática da gestão participativa com estratégias motivacionais, aliada ao interesse em verificar como esse processo acontece nos espaços pedagógicos, norteou esse trabalho. O Objetivo foi analisar as estratégias motivacionais utilizadas pelos gestores para obter a participação dos indivíduos na gestão de espaços pedagógicos. Foi utilizado a pesquisa qualitativa e como método de coleta dos dados, pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada. Participaram do estudo três respondentes do espaço pedagógico de uma instituição de ensino da Região Norte. Evidenciou-se que todos os respondentes têm interesse em participar efetivamente dos processos gerenciais, todavia, o estudo revelou que apenas o gestor do espaço pesquisado, participa de todos esses processos. Supõe-se que essa motivação tenha um fundo, efetivamente, subjetivo, revelando um desejo interno dos indivíduos. O que nos remete, a partir da pirâmide de Maslow, que a motivação dos indivíduos respondentes pode estar associada as necessidades sociais e necessidades de estima.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-09-13

Como Citar

Andrade, J. A. P. de, Oliveira, E. S., & Nascimento-e-Silva, D. (2022). Gestão participativa e motivação em espaços pedagógicos. REVES - Revista Relações Sociais, 5(4), 14672–01e. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss4pp14672-01e

Edição

Seção

General Papers/Artigos