O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

  • Dayara Araújo Negreiros Universidade Federal do Amazonas ICSEZ/UFAM
  • Aldair Oliveira de Andrade Universidade Federal do Amazonas-UFAM

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0132-0144

Palavras-chave:

Violência doméstica. Mulher. Patriarcado. Tipos de Violência

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os diversos tipos de violência doméstica a partir do olhar dos estudantes da Universidade Federal do Amazonas/UFAM campus Parintins-ICSEZ, para alcançar o objetivo proposto fez-se necessário estabelecer relações com os fundamentos da violência doméstica através de discussões sobre a temática. Sua composição foi feita a partir de revisão teórica, através de livros, artigos e dissertações e pesquisa de campo, os quais possibilitaram compreender melhor o universo da violência doméstica contra a mulher. A pesquisa se pautou por uma abordagem qualitativa, a qual permitiu descrever a heterogeneidade do determinado problema, bem como entender as percepções dos entrevistados sobre o assunto tratado, identificando os diversos tipos de violência doméstica em famílias do ICSEZ. Pôde-se perceber que a violência física é caracterizada como frequente, não sendo percebidas as outras configurações da violência doméstica. A maioria dos universitários entrevistados têm uma percepção do fenômeno apenas em sua configuração física, descartando suas outras facetas, como também ouviram discussões sobre a Lei Maria da Penha, porém não conhecem as especificidades desta. Sobretudo verificou-se que a problemática em questão é vista como um fenômeno natural presente no âmago de uma sociedade capitalista, racista e patriarcal. Em suma, a violência doméstica contra a mulher merece um olhar diferenciado por conta dos índices alarmantes, dessa forma, os debates sobre a temática nos espaços sociais, especificamente na esfera universitária seriam meios para o combate à violência doméstica contra a mulher.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayara Araújo Negreiros, Universidade Federal do Amazonas ICSEZ/UFAM

Discente do Curso de Bacharelado em Serviço Social no Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia

Aldair Oliveira de Andrade, Universidade Federal do Amazonas-UFAM

Professor de  Filosofia Geral e Filosofia da Educação. Dr. Ciências Sociais. Lotado no Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia.

Referências

ANDRADE, C. J. As equipes de saúde e família e a violência doméstica contra a mulher: um olhar de gênero. São Paulo, 2009.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e negação do trabalho. 2.ed. São Paulo: Boi Tempo, 2009.

AUDI, C. A. F. Violência Doméstica na Gravidez. São Paulo, 2007.

CORTIZO, M. D. C.; GOYENECHE, P. L. Judicialização do privado e violência contra a mulher. Ver. Katálusis. 2010, vol13, n.1. p.102-109. ISSN 1414-4980. Disponível em: <http://www.revistakatysis.com.br >. Acesso em: 02 de jan. 2018.

GUIMARÃES, M. C.; PEDROZA, R. L. S. (2015). Violência contra a mulher: problematizando definições teóricas, filosóficas e jurídicas. Psicologia e Sociedade, Brasília, n.2. p. 256-266, 2015.

LACERDA, M.B. Colonização dos corpos: ensaio sobre o público e o privado. Patriarcalismo, patrimonialismo, personalismo e violência contra as mulheres na formação do Brasil. 2010.

ZALUAR, A. Violência e mal estar na sociedade: um debate disperso: violência e crime no brasil da redemocratização. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0102-88391999000300002. Acesso em: 28 de Outubro de 2018.

SAFIOTTI, H. I. B. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

______________ Posfácio: Conceituando Gênero. 1ª ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.

_______________Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

SAFIOTTI, H. I. B; ALMEIDA, S. S. Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995.

Downloads

Publicado

2019-02-18

Como Citar

Negreiros, D. A., & Andrade, A. O. de. (2019). O OLHAR DO DISCENTE DE GRADUAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. REVES - Revista Relações Sociais, 2(1), 0132–0144. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss1pp0132-0144

Edição

Seção

General Papers/Artigos