DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Marcio Fernando Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0649-0660

Palabras clave:

Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e Adultos

Resumen

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado PROEF-2, dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo objetividade na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, pela observação participante das reuniões formativas do PROEF-2 e pela entrevista semiestruturada com coordenadores e com monitores do projeto, como instrumentos de coletas de dados. Os resultados indicam que o PROEF-2 contribui para a constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcio Fernando Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Analista Educacional pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG. Bacharel e Licenciado em História (2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG (2017). Possui Pós-Graduação Lacto Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2016) pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Possui ainda Pós-Graduação Lacto Sensu em Educação de Jovens e Adultos (2014) e em Orientação Educacional(2016), ambas pela Escola Superior Aberta do Brasil/ESAB. Na área administrativa tem experiência em gestão e administração da educação. No campo da docência tem experiência em Métodos e Técnicas de Ensino, Formação e Trabalho Docente, Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos/EJA e Educação à Distância/EAD.

Citas

BORGHI, I. S. M. Formação de educadores da EJA: inquietações e perspectivas. In: Revista Diálogos Possíveis. Ano 6, v. 2, p. 227-238, jul./dez. 2007.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; FONSECA, M. C. F. R. Identidade docente e formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: Rev. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 26, n.2, p. 51-73, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 26ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
MIRANDA, K. C. L.; BARROSO, M. G. T. A contribuição de Paulo Freire à prática e educação crítica em enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 4, p. 631-635, Ago. 2004.
NÓVOA. A. Formação de Professores e Profissão Docente. FPDC-UOE-HEEC, Faculdade de Lisboa. Lisboa, 2007.
RIBAS, M. S.; SOARES, S. T. Formação de Professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. In: Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED SUL. Caxias do Sul - RS: Universidade de Caxias do Sul, 2012, p. 01–16.
SILVA, F. A. O. R. Elementos para a construção das especificidades na formação do educador da EJA. 2013. 372f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
SOARES, L. A Formação do Educador de Jovens e Adultos. In: SOARES, L. (Org.). Aprendendo com a Diferença – Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003, p. 121- 141.
SOARES, L. A Formação de Educadores e as Especificidades da Educação de Jovens e Adultos em Propostas de EJA. In: Anais do V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Campinas – SP: UNICAMP, 2015.
SOARES, L. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educ. Rev., Belo Horizonte , n. 47, p. 83-100, Jun. 2008.
TARDIF, M. Saberes Decorrentes e Formação Profissional. Petrópolis - RJ: Ed. Vozes, 2002.
VENTURA, J. A EJA e os Desafios da formação Docente nas Licenciaturas. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

Silva, M. F. (2018). DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0649–0660. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0649-0660

Número

Sección

Educação