Interfaces entre Educação Ambiental e extensão universitária

Auteurs

  • Cisnara Pires Amaral Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Amanda Leitão Gindri Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0002-1214-7419

DOI :

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13524-01-09e

Mots-clés :

Desequilíbrios ambientais. Conscientização. Descarte de medicamentos.

Résumé

Consideramos as várias possibilidades da Educação Ambiental, principalmente nas escolas e universidades, comportando-se como uma possibilidade de desenvolver o protagonismo, a conexão com o conhecimento científico e a capacidade de crítica e autocrítica em relação ao cotidiano. Assim, esse trabalho teve como objetivo pesquisar em uma comunidade escolar, a percepção dos envolvidos em relação ao descarte de medicamentos e sua relação com os desequilíbrios ambientais, proporcionando a autocrítica em relação a mudança de hábitos. A pesquisa conclui a percepção entre desequilíbrios ambientais e meio ambiente, porém, ainda verificamos que continuam realizando descarte inadequado de suas medicações, tanto no lixo como na pia de cozinha, não possuem o hábito de se dirigir a pontos de coleta da cidade e não realizam a relação entre descarte inadequado de medicações e mutações que poderão afetar a água e o solo, interferindo na cadeia alimentar. Sendo assim, a extensão universitária poderá promover a inserção da Educação Ambiental, colaborando para discussões, debates, aprendizado e conhecimento científico, contribuindo para ratificar as diferentes interfaces que esse eixo proporciona, principalmente em relação ao equilíbrio do ecossistema.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2022-01-01

Comment citer

Amaral, C. P., & Gindri, A. L. (2022). Interfaces entre Educação Ambiental e extensão universitária . REVES - Revista Relações Sociais, 5(1), 13524–01. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13524-01-09e

Numéro

Rubrique

General Papers/Artigos