Interfaces entre Educação Ambiental e extensão universitária

Autores

  • Cisnara Pires Amaral Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Amanda Leitão Gindri Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões https://orcid.org/0000-0002-1214-7419

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13524-01-09e

Palavras-chave:

Desequilíbrios ambientais. Conscientização. Descarte de medicamentos.

Resumo

Consideramos as várias possibilidades da Educação Ambiental, principalmente nas escolas e universidades, comportando-se como uma possibilidade de desenvolver o protagonismo, a conexão com o conhecimento científico e a capacidade de crítica e autocrítica em relação ao cotidiano. Assim, esse trabalho teve como objetivo pesquisar em uma comunidade escolar, a percepção dos envolvidos em relação ao descarte de medicamentos e sua relação com os desequilíbrios ambientais, proporcionando a autocrítica em relação a mudança de hábitos. A pesquisa conclui a percepção entre desequilíbrios ambientais e meio ambiente, porém, ainda verificamos que continuam realizando descarte inadequado de suas medicações, tanto no lixo como na pia de cozinha, não possuem o hábito de se dirigir a pontos de coleta da cidade e não realizam a relação entre descarte inadequado de medicações e mutações que poderão afetar a água e o solo, interferindo na cadeia alimentar. Sendo assim, a extensão universitária poderá promover a inserção da Educação Ambiental, colaborando para discussões, debates, aprendizado e conhecimento científico, contribuindo para ratificar as diferentes interfaces que esse eixo proporciona, principalmente em relação ao equilíbrio do ecossistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Amaral, C. P., & Gindri, A. L. (2022). Interfaces entre Educação Ambiental e extensão universitária . REVES - Revista Relações Sociais, 5(1), 13524–01. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13524-01-09e

Edição

Seção

General Papers/Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)