Educação Ambiental e Educação Física: Articulação Exitosa em uma Escola Rural de Uruguaiana-RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13462-01-09e

Palavras-chave:

Educação ambiental, Descarte, Transversalidade, Protagonismo

Resumo

Este é um projeto de pesquisa de Educação Ambiental (EA) baseado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) em seu objetivo 12 - consumo e produção sustentáveis desenvolvido parcialmente em 2020 em virtude da pandemia de Covid-19. Realizou-se na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Crespo de Oliveira no município de Uruguaiana, participante do Programa de Educação Ambiental da Rede Municipal de Ensino (PEARME), projeto de extensão da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - campus Uruguaiana. EA é um tema transversal necessário a ser debatido nesta escola localizada na zona rural que vivencia os efeitos positivos e negativos da produção agrícola, seus descartes e não conta com a coleta seletiva do município. O projeto foi planejado para oito aulas de Educação Física (EF) e articulado com a EA. Os objetivos são: propiciar o entendimento dos alunos dos anos finais do correto descarte dos produtos orgânicos e secos nas lixeiras adequadas e evidenciarem o cuidado com a limpeza, organização e estética da escola. Este cuidado está relacionado com educar, com agir pensando nas relações entre os seres vivos e os ambientes onde vivem. Funcionários/as, professores/as e equipe diretiva participaram da execução do estudo. Os resultados foram parcialmente atingidos em um menor número de aulas, mas a pesquisa evidenciou a adesão dos alunos ao trabalho em grupo e o cuidado com a escola. Ficou evidente a relação entre EF e EA na construção do conhecimento de maneira integrada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Moraes, M. E. V. de ., & Cunha, F. I. J. (2022). Educação Ambiental e Educação Física: Articulação Exitosa em uma Escola Rural de Uruguaiana-RS. REVES - Revista Relações Sociais, 5(1), 13462–01. https://doi.org/10.18540/revesvl5iss1pp13462-01-09e

Edição

Seção

General Papers/Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)