Cinema e universidade: tecendo reflexões e diálogos
DOI:
https://doi.org/10.18540/revesvl6iss4pp17130-01ePalavras-chave:
Filosofia, Produção cinematográfica, Formação.Resumo
Nos últimos anos no Brasil, as escolas e instituições de pesquisa têm direcionado seus esforços para a incorporação de novas tecnologias visando aprimorar a eficácia da interação entre ensino e aprendizagem. Esta atividade teve como objetivo principal utilizar o cinema como instrumento de reflexão sobre questões políticas, culturais, filosóficas e educacionais da atualidade na formação dos discentes do ICSEZ/UFAM. Sua implementação se deu por meio de oficinas de preparação e de execução. Foram realizados diversos encontros de estudos e reflexão com a equipe de execução como primeira fase, e como segunda fase, quatro sessões de exibição, debate e reflexão sobre as temáticas que emergiram das produções cinematográficas selecionadas. Pode-se afirmar como resultado significativo da atividade que esta proporcionou a construção de um olhar crítico dos participantes sobre o mundo concreto e a experiência fílmica. De modo geral acredita-se que o projeto alcançou seus objetivos, a despeito das dificuldades de sua realização, à medida que possibilitou uma experiência concreta de construção de nova postura diante de uma produção cinematográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVES - Revista Relações Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.