CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Roberta Ferreira Coelho de Andrade Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, Departamento de Serviço Social https://orcid.org/0000-0002-6535-0760
  • Ana Paula Dias Corrêa Universidade Federal do Amazonas
  • Rayanne Roque Gama Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0014-0024

Palavras-chave:

currículo, Serviço Social, formação profissional, diretrizes curriculares, capitalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o currículo como construção social, que direciona a formação profissional e deve estar conectado às necessidades e ao movimento da sociedade. Interessa-nos dar destaque à sua construção no âmbito do Serviço Social, uma profissão que se redesenhou ao longo de sua trajetória sócio-histórica na sociedade brasileira. A metodologia se sustenta nas pesquisas bibliográfica e documental, as quais nos permitem reconhecer que os conteúdos curriculares do Serviço Social já foram predominantemente influenciados por variadas correntes de pensamento, como o neotomismo, o positivismo, o funcionalismo e, atualmente, o marxismo. Na contemporaneidade, temos um currículo voltado para atender as demandas das classes subalternas, construído a partir da união da categoria de assistentes sociais, baseando-se no tripé que sustenta a profissão, a saber: Lei de Regulamentação da Profissão, Código de Ética Profissional do Assistente Social e Diretrizes Curriculares. No entanto, este currículo não está plenamente materializado, e tem sofrido diversos ataques, devido à tendência de mercantilização do ensino superior no atual contexto brasileiro. Esta tendência conduz à construção de um novo perfil de profissional, com uma formação mais restrita, mais técnica, mais instrumental, uma perspectiva que vai na contramão do projeto coletivamente construído pela categoria nos anos 1990.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Ferreira Coelho de Andrade, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, Departamento de Serviço Social

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Aamzonas; líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Sustentabilidade, Trabalho e Direitos na Amazônia

Ana Paula Dias Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas, integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de Sustentabilidade, Trabalho e Direitos na Amazônia, pesquisadora de iniciação científica.

Rayanne Roque Gama, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas, integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de Sustentabilidade, Trabalho e Direitos na Amazônia, pesquisadora de iniciação científica.

Referências

ABEPSS. Diretrizes gerais para o curso de Serviço Social. Novembro de 1996. Disponível em:< http://www.abepss.org.br/arquivos/textos/documento_201603311138166377210.pdf> Acesso em: 28 mar. 2018.
AGUIAR, Antônio Geraldo de. Filosofia e Serviço Social: das origens a Araxá. – 5.ed. – São Paulo: Cortez, Piracicaba. SP: Universidade Metodista de Piracicaba, 1995.
BRASIL. Decreto nº 35.311 de 02 de abril de 1954. Regulamenta a Lei n. 1889, de 13 de junho de 1953. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1950-1959/decreto-35311-2-abril-1954-449402-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 18 maio 2018.
CASTRO, Marina Monteiro de Castro e. TOLEDO, Sabrina Navarro. A reforma curricular do Serviço Social de 1982 e sua implantação na faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Libertas. Revista da faculdade de serviço social – Programa de Pós-graduação em Serviço Social. v. 11. n. 2. 2012.
CFESS. Código de Ética do/a Assistente Social. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf> Acesso em: 28 mar. 2018.
_______. Diretrizes curriculares da ABEPSS, 1999. Disponível em: <http://www.cfess.org.br/js/library/pdfjs/web/viewer.html?pdf=/arquivos/legislacao_diretrizes.pdf> Acesso em: 28 mar. 2018.
IAMAMOTO, Marilda Villela. A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro. Serviço Social & Sociedade. – n. 120, p. 609-639, out./dez. 2014.
__________. O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 26. ed. São Paulo. Cortez, 2015.
IAMAMOTO, Marilda V.; CARVALHO, Raul de. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 38 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
MEC. Parecer CNE/CES 492/2001 – Homologado em 9 de julho de 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2018.
________. Portaria normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007. Disponível em: <http://www2.mec.gov.br/sapiens/portarias/port40.pdf>. Acesso em: 29 mar. 2018.
PEREIRA, Larissa Dahmer. Expansão dos cursos de Serviço Social na modalidade EAD no Brasil: análise da tendência à desqualificação profissional. In: PEREIRA, Larissa Dahmer; ALMEIDA, Ney Luiz Teixeira de. Serviço Social e Educação. 2 ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013, p. 55-73 (Coleção Nova de Serviço Social).
SÁ, Jeanete Liasch Martins de. Conhecimento e Currículo em Serviço Social: análise das contradições (1936 – 1975). São Paulo. Cortez, 1995.
SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. Mo-vimento: revista de educação. Ano 3, n. 4, 2016. Disponível em: http://www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/view/296. Acesso em: 15 maio 2018.
SILVA, Maria Ozanira da Silva e. Formação profissional do assistente social: inserção na realidade social e na dinâmica da profissão. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1995.
VASCONCELOS, Eduardo Mourão. O movimento de higiene mental e a emergência do Serviço Social no Brasil e no Rio de Janeiro. Saúde mental e Serviço Social: o desafio da subjetividade e da interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2000, p.127- 180.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Andrade, R. F. C. de, Corrêa, A. P. D., & Gama, R. R. (2018). CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 0014–0024. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0014-0024

Edição

Seção

Diversos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>