A produção acadêmica em Educação do Campo nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.12026

Palavras-chave:

Pós-graduação. Mestrado. Educação do Campo.

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a produção sobre Educação Rural/Educação do Campo nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí desde sua fundação até o ano de 2018. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como estratégia central de coleta de dados a analise documental. O presente estudo evidenciou uma baixa produção acadêmica acerca das questões da Educação Rural/Educação do Campo, que, a apesar de ser uma área de estudo ainda recente, vem se expandido gradativamente nas Universidades e nos Programas de Pós Graduação, em especial no estado do Piauí. Dentre os temas discutidos nesses trabalhos, destaca-se temática Práticas Educativas e Práticas Docente, com um maior número de trabalhos sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara de Sousa Costa, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Pedagogia, pela Universidade Federal do Piauí. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo - NUPECAMPO, integra o Núcleo de Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação - NUPPEGE e bolsita de Iniciação Científica CNPq.

Marli Clementino Gonçalves, Universidade Federal do Piauí

Licenciada em Pedagogia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é Professora Efetiva da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora Adjunta do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação do Campo - NUPECAMPO e integra o Núcleo de Pesquisas em Políticas e Gestão da Educação - NUPPEGE.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez. A educação básica e o movimento social do campo. In: ARROYO, Miguel G.; CALDART, Roseli S.; MOLINA, Mônica C. (Org.). Por uma educação do campo. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 67-86.

BOURDIE, Pierre. Le champ scientifique. In: Actes de la recherche en sciences sociales. Vol. 2, n°2-3, juin 1976.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Resolução CNE/CEB nº 1, de 3 de abril de 2002. Institui as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Diário Oficial da União, Brasília, 9 abr. 2002.

BRASIL. Parecer CNE/CEB 36/2001 - Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996

CALADO, Silva. dos Santos.; FERREIRA, SILVIA, C. dos R. Análise de documentos: Método de recolha e análise de dados. Metodologia da investigação I. DEFCUL, 2004/2005.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, educação e saúde, v. 7, n. 1, 2009. p. 35-64.

CALDART, Roseli Salete. Sobre a educação do campo. In: SANTOS, Clarice Aparecida dos. (org.). Educação do campo: campo-políticas públicas-educação. Brasília: MDA/Incra, 2008.

CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 295-316, 2008.

CHEROBIN, Fabiana. Fátima. Análise da produção acadêmica sobre política de educação do campo. Trabalho, Política e Sociedade, Vol. III, nº 04, p. 313-330, jan.-jun./2018.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Os campos da pesquisa em Educação do Campo: espaço e território como categorias essenciais. In: MOLINA, Mônica C. (Org.) Educação do Campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006.

FERNANDES, Bernardo Mançano. CERIOLI, Paulo Ricardo. CALDART, Roseli Salete. Primeira Conferência Nacional “Por uma educação básica do campo” texto Preparatório In: ARROYO, Miguel Gonzalez. CALDART, Roseli Salete. MOLINA, Mônica Castagna (organizadores). Por uma Educação do Campo. 4 edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

MICHELOTTI, Fernando. Educação do campo: reflexões a partir da tríade produção, - cidadania- pesquisa. In: SANTOS, C. A. (org.). Educação do campo: campo, políticas públicas. Brasília: Incra; MDA, 2008. p. 39-66.

SÁ-SILVA, Jackson. Ronie. ALMEIDA, Cristóvão. Domingos. de. GUINDANI, Joel. Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I - Número I – jul. 2009

SOUZA, Maria Antônia de. A educação do campo na investigação educacional: quais conhecimentos estão em construção? In: MUNARIM, Antônio; BELTRAME, Sônia; CONDE, Soraya Franzoni; PEIXER, Zilma Isabel. Educação do Campo: Reflexões e Perspectivas. Florianópolis: Editora Insular, 2011. p.81-102.

TAFFAREL, Celi Zulke; JUNIOR, Cláudio de Lira Santos. Diretrizes curriculares para a educação do campo: uma contribuição ao debate. In: VENDRAMINI, Celia Regina; MACHADO, Lima Ferreira (orgs). Escola e movimento social: experiências em curso no campo brasileiro. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2011. p.183-216.

VENDRAMINI, Célia Regina. A educação do campo na perspectiva do materialismo histórico-dialético. Educação do campo e pesquisa II, 2010.

Publicado

2023-11-30

Como Citar

DE SOUSA COSTA, M. C.; GONÇALVES, M. C. A produção acadêmica em Educação do Campo nos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí . Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 12, p. e021013, 2023. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v12i01.12026. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/12026. Acesso em: 21 nov. 2024.