O LÉXICO DA NOVA FORMAÇÃO DO/A PEDAGOGO/A: PROBLEMATIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS
DOI:
https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.86Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Formação, PedagogoResumo
O presente artigo é decorrente de uma pesquisa de cunho qualitativo, que a partir dos Estudos Culturais em Educação, procurou problematizar as narrativas de acadêmicos do Curso de Pedagogia, a respeito do processo de formação docente vivenciado. A análise possibilitou enfatizar a centralidade da linguagem no processo de formação dos pedagogos e os modos como os mesmos constituem-se enquanto professores. Ao abordar tal processo, evidenciou-se que a formação acadêmica encontra-se implicada em um conjunto de práticas de governamento, a partir de um léxico comum, que utiliza determinadas palavras-chave enquanto preceitos a serem defendidos. Esses preceitos podem ser elencados do seguinte modo: ser empreendedor de si, ser tributário das pedagogias críticas, ser promotor do alastramento da culpa e da má consciência e ser um crítico do currículo.
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