IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA 5S NA BIBLIOTECA DO CENTRO DE HABILITAÇÃO DE MENORES (CHAME) DE ITAÚ DE MINAS

  • Lo-Ruana Karen Amorim Freire Sanjulião Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG
  • Wilton de Souza Paiva Junior Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG
  • Thales Volpe Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR https://orcid.org/0000-0002-6102-3404
  • Vinícius José de Pádua Borges Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG
  • Adna Amorim dos Santos Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG
Palavras-chave: Redução de tempo Qualidade Programa 5S

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso referente a implantação do programa 5S em uma biblioteca pública, com o intuito de mobilizar, motivar e conscientizar toda a organização a fim de atender as necessidades dos usuários do ambiente. Tem como objetivo explorar a teoria do programa 5S e aplicá-lo na prática. O tema foi explorado de modo fundamental e importante para agregar conhecimento aos discentes, e a aplicação gerou importantes resultados para a biblioteca objeto deste estudo. Após uma revisão bibliográfica com base em autores reconhecidos da literatura do tema, que abordou o conceito de qualidade e qualidade total antes de ingressar de fato no 5S, foi realizado um plano de ação para auxiliar o processo de implantação da metodologia na organização estudada. Os problemas foram identificados, os colaboradores treinados, responsabilidades e ações delegadas. Para a implantação dos sensos foram necessários alguns dias de esforços sem interromper o funcionamento da biblioteca, a colaboração de todos os funcionários foi importante. Conclui-se que apesar de algumas resistências encontradas, os objetivos foram atingidos e o resultado do trabalho foi satisfatório. Dentre eles destacam-se: um ambiente mais limpo, organizado, redução de tempo para encontrar os livros, mudanças na cultura e rotina de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lo-Ruana Karen Amorim Freire Sanjulião, Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Franca (2008). Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pelas Faculdades Integradas do Sudoeste Mineiro - Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG - Unidade Passos (2015). Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Negócios, pela Universidade de Franca (2009). Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG - Unidade Passos, nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Gestão Comercial e Administração.

Wilton de Souza Paiva Junior, Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG (2018).

Thales Volpe Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Engenheiro de Produção, pela Universidade Estadual de Minas Gerais, UEMG, Passos, (2018). Especialização em Engenharia de Produção, pela Faculdade Única de Ipatinga, FUNIP (2019), Mestrado em andamento pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR - Ponta Grossa. Atua na área de gestão de planejamento e controle de produção (PCP). Com experiência nas áreas de Compras, Custos, Logística, Qualidade, Planejamento e controle de manutenção (PCM), Melhoria de processos e Gestão de Projetos. Realização de consultorias em São Sebastião do Paraíso e região, nas áreas de custos, melhoria de processos, reestruturação e adequação de layout, entre outros.

Vinícius José de Pádua Borges, Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG (2018)

Adna Amorim dos Santos, Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG

Graduação em Engenharia de Produção pela Universidade do estado de Minas Gerais, UEMG (2018)

Publicado
2020-09-04
Como Citar
KAREN AMORIM FREIRE SANJULIÃO, L.-R.; PAIVA JUNIOR, W. DE S.; VOLPE RODRIGUES, T.; DE PÁDUA BORGES, V. J.; AMORIM DOS SANTOS, A. IMPLANTAÇÃO DA METODOLOGIA 5S NA BIBLIOTECA DO CENTRO DE HABILITAÇÃO DE MENORES (CHAME) DE ITAÚ DE MINAS. The Journal of Engineering and Exact Sciences, v. 6, n. 3, p. 0403-0408, 4 set. 2020.
Seção
General Articles

Most read articles by the same author(s)