Relato de experiência: sequência didática com a introdução do jogo Traverse no Ensino Fundamental

Autores

  • Elaine Morais da Conceição UNIFESSPA
  • Cristiane Johann Evangelista UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14309-01e

Palavras-chave:

Sequência didática, Geometria, Polígonos, Jogo Traverse

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma sequência didática que teve como objetivo ponderar e investigar a utilização do jogo Traverse para construção de definições geométricas e desenvolvimento de raciocínio lógico-matemático, em alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A experiência ocorreu numa escola municipal em Santana do Araguaia, durante as atividades da disciplina de Prática Pedagógica em Matemática II do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do Pará. A investigação, de base qualitativa, abarcou orientações teóricas sobre a Etnomatemática e utilização de materiais didáticos concretos no ensino. Os instrumentos usados para a análise descritiva foram a atividade escrita, as anotações da pesquisadora e as respostas orais dos estudantes. Os resultados evidenciam que o jogo Traverse se mostrou adequado para os estudantes formularem conceitos de Geometria e de polígonos, favoreceu o raciocínio lógico, a cooperação e participação. A análise permitiu concluir que os alunos compreenderam conceitos geométricos ultrapassando o simples ato de observação e memorização, perceberam a matemática de forma mais contextualizada, presente nos jogos recreativos. Sugerem-se novos estudos que investiguem a Etnomatemática no ensino para que os estudantes conheçam e respeitem outras culturas e percebam a matemática como um conhecimento histórico, social e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Conceição, E. M. da, & Evangelista, C. J. (2022). Relato de experiência: sequência didática com a introdução do jogo Traverse no Ensino Fundamental. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(5), 14309–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14309-01e

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)