Tecnologias digitais aliadas ao ensino de Criptografia

Autores

  • Marta Vieira da Silva UNIFESSPA
  • Dilson Henrique Ramos Evangelista UNIFESSPA
  • Cristiane Johann Evangelista UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14313-01e

Palavras-chave:

Criptografia, Mit App Inventor 2, História em Quadrinhos, Tecnologias digitais, Matrizes

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar as potencialidades do uso de ferramentas digitais no ensino de criptografia e matemática durante aplicação de uma Sequência Didática (SD). A implementação da SD foi realizada com acadêmicas de Matemática de uma universidade pública do sul do Pará, sendo que a investigação foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa. Os instrumentos de análise foram as gravações em vídeo da implementação da SD, a observação direta, o questionário e as respostas das atividades extras. A SD consistiu em criar aplicativos na plataforma do Mit App Inventor 2 para cálculos de matrizes e na codificação e decodificação de mensagens, tornando-a ininteligível aos estudantes. Além disso, foram apresentados problemas relacionados ao tema em formato de histórias em quadrinhos digitais (HQDs). A análise foi composta por planejamento, avaliação e reflexão da SD implementada. A partir dos resultados, evidenciamos que o Mit App Inventor 2 e HQDs foram ferramentas tecnológicas adequadas ao estudo de criptografia que despertaram o interesse e a curiosidade das acadêmicas, proporcionando saberes relevantes para sua futura prática docente, além de tornar a aula mais atrativa, dinâmica e participativa. Indicam-se novos estudos sobre criptografia com uso de tecnologias digitais na Educação Básica devido à carência de estudos nessa área.

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Silva, M. V. da ., Evangelista, D. H. R., & Evangelista, C. J. . (2022). Tecnologias digitais aliadas ao ensino de Criptografia. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(5), 14313–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss5pp14313-01e

Edição

Seção

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