Estudo experimental do leiaute de disposição dos materiais de absorção sonora em uma sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss10pp14858-01iMots-clés :
Acústica Ambiental, Layout, Atividade experimentalRésumé
O seguinte trabalho tem como objetivo geral investigar a disposição dos materiais de absorção sonora em salas de aula, através dos parâmetros acústicos obtidos. As salas de aula têm como função a promoção da aprendizagem através da comunicação oral e da audição. Assim, uma das principais propriedades físicas que determinam o sucesso desta função é a qualidade acústica das salas de aula. A inteligibilidade da fala é um dos parâmetros mais relevantes e pode ser melhorado minimizando o ruído e reduzindo a reverberação. Uma tática para diminuir a reverberação de uma sala é o amortecimento das ondas sonoras, utilizando materiais absorventes como: cadeiras acolchoadas, cortinas, carpetes e painéis de absorção sonora (PAS). No entanto, a influência do posicionamento dos elementos, principalmente dos PAS, é pouca estudada. Para a realização os experimentos das posições com as PAS, utilizamos o Laboratório de Mecânica Aplicada (LabMEC), localizado na UFG. Baseado na ISO 3382-2 foram selecionados 2 e 3 pontos distintos para a fonte sonora e receptor, respectivamente, 5 configurações de quantidade de PAS e 3 posicionamentos dos PAS, resultando em um experimento fatorial completo geral com 4 fatores. Os testes foram feitos variando de zero a quatro PAS, sempre em diferentes posições. Os dados obtidos foram analisados pela técnica da análise de variância (ANOVA), almejando identificar os fatores mais significativos para o desempenho acústico do ambiente. Devido ao efeito dos PAS no amortecimento do som, espera-se que quanto maior quantidade de painéis, melhores serão os parâmetros acústicos. Além disso, a comparação dos leiautes quanto à disposição dos painéis, possibilitará a elucidação de quais posições melhorarão o tratamento acústico em salas de aula. Ao final, através da ANOVA será possível concluir que o desempenho acústico de uma sala de aula pode ser melhorado considerando outros fatores além da quantidade de PAS.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés The Journal of Engineering and Exact Sciences 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .