Uso de Tecnologias Acessíveis Remotamente como Estratégia de Ensino-Aprendizagem na Engenharia

Autores

  • Wânderson de Oliveira Assis Instituto Mauá de Tecnologia, Mauá https://orcid.org/0000-0003-4267-7944
  • Alessandra Dutra Coelho Instituto Mauá de Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss2pp13948-01e

Resumo

Este artigo apresenta o uso de ferramentas tecnológicas e laboratórios remotos visando o ensino na área de controle de processos para cursos de engenharia. A proposta é demonstrar ferramentas que podem ser utilizadas para permitir o ensino mediado por tecnologias, com seus benefícios e limitações, considerando a necessidade de realizar atividades de caráter prático para complementar as aulas teóricas visando melhor assimilação dos conteúdos para uma efetiva aprendizagem. Além disso uma visão geral de projetos usando laboratórios remotos é apresentada, incluindo os seguintes WebLabs: “WebLab de Controle de Velocidade e Posição de Motor de Corrente Contínua”, “Weblab de Controle de Movimentação de Robô Móvel”, “WebLab de Controle de Temperatura em um Forno Didático" e por fim o “Weblab de Controle de Nível em um Tanque". Este último laboratório será detalhado mostrando os recursos didáticos disponíveis, suas funcionalidades, os experimentos que podem ser realizados e os primeiros passos para aqueles que desejam implementar um laboratório remoto na área de controle de processos.

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Publicado

2022-03-06

Como Citar

Assis, W. de O., & Coelho, A. D. (2022). Uso de Tecnologias Acessíveis Remotamente como Estratégia de Ensino-Aprendizagem na Engenharia. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 8(2), 13948–01e. https://doi.org/10.18540/jcecvl8iss2pp13948-01e

Edição

Seção

General Articles