DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO PNEU/SOLO DO VEÍCULO BAJA

Autores

  • Rogério Rogério Teixeira Lopes Universidade Federal de Viçosa, UFV

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss4pp049-051

Palavras-chave:

coeficiente de atrito, pneu/solo, veículo BAJA

Resumo

O teste realizado tem como objetivo encontrar o valor corresponde ao atrito entre o pneu e o solo no momento em que ocorre um processo dinâmico com o veículo, tendo como principal limitação, a simulação real de um terreno de terra solta semelhante à pista de provas das competições BAJA SAE. A determinação desse valor é de extrema importância nos cálculos para dimensionamento do sistema de freios de um veículo visto que quanto maior for o valor desse coeficiente maior será a capacidade de frenagem do veículo em uma menor distância, de um modo geral, reduzirá a derrapagem do veiculo em relação ao solo quando as roda do veículo estiverem travadas.

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Publicado

2016-11-28

Como Citar

Rogério Teixeira Lopes, R. (2016). DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ATRITO PNEU/SOLO DO VEÍCULO BAJA. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(4), 049–051. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss4pp049-051

Edição

Seção

Industrial and Mechanical Engineering