NOVO PRAZO PARA SUBMISSÃO: Dossiê: “Novas tecnologias no trabalho: a luta de classes no novo contexto da produção de valor”
O objetivo deste dossiê é aquecer o debate crítico sobre a atualidade do capitalismo no cenário de mudanças e avanços das forças produtivas, bem como as transformações em curso no Estado, na sociedade e na cultura em contexto da Quarta Revolução Industrial.
Estamos interessados em trabalhos que explorem como as novas tecnologias estão afetando as relações de trabalho e a produção de valor, e como isso está impactando a luta de classes. Os artigos devem ser baseados em pesquisas originais e apresentar análises rigorosas e argumentos bem fundamentados. Os trabalhos selecionados serão publicados em uma edição especial da revista dedicada ao tema.
Organizadores do dossiê:
- Roberto Coelho do Carmo: Assistente Social. Professor adjunto no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Saúde e Serviço Social do Departamento de Serviço Social da UFOP. Pós-Doutorando em Serviço Social pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. E-mail: roberto.carmo@ufop.edu.br
- Mariana Costa Carvalho: Assistente Social. Professora adjunta no Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Questão Social, Trabalho e Serviço Social do Departamento de Serviço Social da UFV. E-mail: marianaccarvalho@ufv.br
A seguir, alguns eixos sobre a temática para a construção dos artigos:
- Lei geral da acumulação capitalista, a atualidade do capitalismo e o futuro do trabalho
- Capitalismo de vigilância, trabalho e Estado no novo cenário de produção de valor
- Consciência de classe e ciberativismo
- Movimentos sociais e a mobilização digital
- As novas tecnologias no trabalho profissional do Serviço Social
- Indústria 4.0, trabalho e política pública
- Inteligência artificial e trabalho
- Fake News, mídias digitais e (neo)conservadorismo
- Meio ambiente e novas tecnologias
- Estado e regulamentação preparatória para a indústria 4.0