O envelhecimento na percepção de sujeitos quinquagenários

Palavras-chave: Quinquagenários, Gênero, Percepção do Envelhecimento, Universidade Federal de Viçosa.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo desvelar as percepções sobre o envelhecimento partindo da visão dos sujeitos envelhescentes. Os participantes desse estudo foram servidores técnicos e professores da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, com idades entre 50 e 59 anos, sendo 10 mulheres e 10 homens, aos quais foram aplicados questionários semiestruturados, em uma abordagem qualitativa. Os dados analisados sob uma abordagem qualitativa mostraram que a autopercepção e a percepção do envelhecimento perpassam por questões de gênero, socialmente construídos, e se refletem nas considerações dos entrevistados sobre o corpo que envelhece, a exposição do corpo velho, o uso de roupas, a adoção de cirurgias plásticas e sobre a saúde do sujeito que envelhece.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcione de Oliveira Silva, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa; Viçosa/MG.

Rita de Cássia Pereira Farias, Universidade Federal de Viçosa
Doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP. Professora Associada do Departamento de Economia Doméstica. Universidade Federal de Viçosa; Viçosa/MG.
Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa; Viçosa/MG. Professora Adjunta do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ.

Publicado
2019-12-31
Como Citar
Silva, A. de O., Farias, R. de C. P., & Teixeira, D. P. (2019). O envelhecimento na percepção de sujeitos quinquagenários. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 30(2), 284-303. https://doi.org/10.31423/oikos.v30i2.8215

Most read articles by the same author(s)