Fórmulas para o público infantil: a promoção comercial nas rotulagens de fórmulas infantis e sua adequação com a legislação vigente
Abstract
Resumo
O estudo objetivou investigar a promoção comercial na rotulagem de fórmulas infantis conforme a legislação vigente, tomando como amostra 25 produtos: fórmulas infantis (n=7), fórmulas infantis de seguimento (n=4), fórmulas infantis à base de soja (n=5), fórmula infantil à base de soja de seguimento (n=1); fórmula infantil sem lactose (n=1), fórmulas infantis hipoalergênicas (n=4), fórmula infantil espessada (n=1), fórmula infantil com prebiótico (n=1), fórmula infantil acidificada (n=1). A figura de mamadeira nas instruções e advertências sobre o preparo produto foi verificada em 92,0% da amostra. Informações que podem induzir ao uso dos produtos em virtude de falso conceito de vantagem ou segurança, e colocar em dúvida a capacidade das mães de amamentarem seus filhos estiveram presentes em 72,0% dos rótulos. As legislações de proteção ao aleitamento materno evoluíram, mas medidas de fiscalização mais intensas devem ser aplicadas para melhorar a rotulagem destes alimentos e promover a qualidade da alimentação infantil.
Palavras-chave: rotulagem, fórmulas infantis, promoção comercial.
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