Silêncios e sussurros: a infância e a adolescência em 40 anos de Oikos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v32i3.13446

Palavras-chave:

Infância/criança, Adolescência/Adolescente, Família, Sociedade

Resumo

Esse é um artigo teórico, das categorias “infância\criança” e “adolescência\adolescente” em 40 anos da revista OIKOS – Família e Sociedade em Debate. Para delinear esse texto iniciamos com uma questão norteadora: ao longo de seus 40 anos, qual status a revista OIKOS deu à infância\criança e adolescência\adolescente? O objetivo foi identificar os artigos publicados e proceder à análise a partir de diferentes categorias para compreender como o tema foi abordado ao longo desses 40 anos. O levantamento revelou 26 artigos, sendo que na década de 1980 não foi publicado nenhum artigo, 1 artigo na década de 1990, 10 artigos na década de 2000, 11 artigos na década de 2010, e nos dois primeiros anos da década de 2020 foram publicados 4 artigos. A quantidade e diversidade de artigos publicados em uma revista com o recorte “família e sociedade em debate” indica a relevância que a infância e adolescência têm para a compreensão da sociedade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa

Professora Titular do Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Economia Doméstica (UFV); Mestrado em Educação (Psicologia Educacional); Doutorado em Educação (Desenvolvimento Humano e Educação) ambos pela UNICAMP. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq): Contextos da Infância, Adolescência e Juventude e sua Inter-relação com a Família e a Sociedade. Experiência com o uso do Método Clínico Piagetiano tendo crianças e adolescentes como fontes privilegiadas de pesquisa.

Claudia Gomes de Castro, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Economia Doméstica pela UFV; Mestre em História e Culturas Políticas pela UFMG; Bacharel em Direito pela UFV; Bacharel em Jornalismo pelo Uni-BH; Assistente em Relações Internacionais na Universidade Federal de Viçosa. ORCID: (http://orcid.org/0000-0003-3936-5915)

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: LCT, 1981.

CAMPOS, Maria Malta. Por que é importante ouvir a criança? A participação das crianças pequenas na pesquisa científica. IN: CRUZ, Silvia Helena Vieira. (orgs.). A Criança Fala: A escuta de crianças em pesquisas. São Paulo, Cortez, 2008, p.34-42.

CORSARO, William. A. Visões históricas da infância e das crianças. IN: ___ Sociologia da Infância. Porto Alegre, ArtMed, 2011, p. 73-123.

DELVAL, Juan. Os primeiros métodos para o estudo da criança. IN: Introdução à Prática do Método Clínico. Descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre, ArtMed, 2002.

FRANCISCHINI, Rosângela; CAMPOS, Herculano Ricardo. Crianças e infâncias, sujeitos de investigação: bases teórico-metodológicas. IN: CRUZ, Silvia Helena Vieira (orgs.). A Criança Fala: A escuta de crianças em pesquisas. São Paulo, Cortez, 2008, p.102-117.

FROTA, Ana Maria M. C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e pesquisas em psicologia, Rio de Janeiro, v. (07), 144-157. 2007. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1808-42812007000100013>. Acesso em: 15 nov. 2021.

LEITE, Maria Isabel. Espaços de narrativa – onde o eu e o outro marcam encontro. IN: CRUZ, Silvia Helena Vieira (orgs.). A Criança Fala: A escuta de crianças em pesquisas. São Paulo, Cortez, 2008, p. 118-140.

NUNES, Brasilmar Ferreira. Infância como objeto de estudo; problemas e limites de análise. IN: ___ sociedade e Infância no Brasil. Brasília, Editora UNB, 2003, p. 27-55.

RIZZINI, Irene e BUSH, Malcolm. As infâncias do mundo. Reflexões sobre diversidade e perspectivas de inclusão. IBICT Inclusão Social, Brasília, v. (1), 79-82. 2006. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1521/1725>. Acesso em: 15 nov. 2021.

ROCHA, Eloisa Alcires Candal. Por que ouvir as crianças? Algumas questões para um debate científico multidisciplinar. IN: CRUZ, Silvia Helena Vieira (orgs.). A Criança Fala: A escuta de crianças em pesquisas. São Paulo, Cortez, 2008, p. 43-51.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Visibilidade social e estudo da infância. IN: VASCONCELOS, V. M. R. de; SARMENTO, M. J. Infância (In)visível. Araraquara, Junqueira e Martins, 2007, p.25-49.

SOUSA, Sônia Gomes. O estudo da infância como revelador e desvelador da dialética exclusão-inclusão social. IN: CRUZ, Silvia Helena Vieira (orgs.). A Criança Fala: A escuta de crianças em pesquisas. São Paulo, Cortez, 2008, p. 174-203.

SOUZA, Solange Jobim.; CASTRO, Lúcia rabelo. R. Pesquisando com crianças: subjetividade infantil, dialogismo e gênero discursivo. IN: CRUZ, Silvia Helena Vieira (orgs.). A Criança Fala: A escuta de crianças em pesquisas. São Paulo, Cortez, 2008, p. 52-78.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Mattos Barreto, M. de L., & de Castro, C. G. (2021). Silêncios e sussurros: a infância e a adolescência em 40 anos de Oikos. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 32(3), 1–22. https://doi.org/10.31423/oikos.v32i3.13446