A representação de crianças e adolescentes sobre o respeito e a cooperação pelas crianças e adolescentes com deficiência

Autores

  • Olga Maria de Araújo Soares Universidade Federal de Viçosa
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este artigo apresenta parte de uma pesquisa sobre a representação de crianças e adolescente sobre a inclusão escolar. Os dados analisados referem-se às ideias de crianças e adolescentes de 5 a 14 anos sobre o respeito e cooperação pelas crianças e adolescentes com deficiência. O método utilizado na pesquisa foi o Método Clínico, e os dados foram coletados por meio de entrevista clínica. Os dados obtidos sofreram análise qualitativa e as respostas dos sujeitos agrupadas níveis de compreensão social. Os resultados demonstram que as crianças e adolescentes mesmo não vivenciando a inclusão em suas escolas, tem o que dizer sobre esse processo. Além disso, essa representação é construída ao longo do desenvolvimento humano ou seja: não somente quando o sujeito é mais velho.

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Publicado

2013-10-18

Como Citar

de Araújo Soares, O. M., & Barreto, M. de L. M. (2013). A representação de crianças e adolescentes sobre o respeito e a cooperação pelas crianças e adolescentes com deficiência. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 24(2), 005–020. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3651

Edição

Seção

Artigos