CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Roberta Ferreira Coelho de Andrade Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, Departamento de Serviço Social https://orcid.org/0000-0002-6535-0760
  • Ana Paula Dias Corrêa Universidade Federal do Amazonas
  • Rayanne Roque Gama Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0014-0024

Palavras-chave:

currículo, Serviço Social, formação profissional, diretrizes curriculares, capitalismo

Resumo

O objetivo deste artigo é problematizar o currículo como construção social, que direciona a formação profissional e deve estar conectado às necessidades e ao movimento da sociedade. Interessa-nos dar destaque à sua construção no âmbito do Serviço Social, uma profissão que se redesenhou ao longo de sua trajetória sócio-histórica na sociedade brasileira. A metodologia se sustenta nas pesquisas bibliográfica e documental, as quais nos permitem reconhecer que os conteúdos curriculares do Serviço Social já foram predominantemente influenciados por variadas correntes de pensamento, como o neotomismo, o positivismo, o funcionalismo e, atualmente, o marxismo. Na contemporaneidade, temos um currículo voltado para atender as demandas das classes subalternas, construído a partir da união da categoria de assistentes sociais, baseando-se no tripé que sustenta a profissão, a saber: Lei de Regulamentação da Profissão, Código de Ética Profissional do Assistente Social e Diretrizes Curriculares. No entanto, este currículo não está plenamente materializado, e tem sofrido diversos ataques, devido à tendência de mercantilização do ensino superior no atual contexto brasileiro. Esta tendência conduz à construção de um novo perfil de profissional, com uma formação mais restrita, mais técnica, mais instrumental, uma perspectiva que vai na contramão do projeto coletivamente construído pela categoria nos anos 1990.

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Biografia do Autor

Roberta Ferreira Coelho de Andrade, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, Departamento de Serviço Social

Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Aamzonas; líder do Grupo de Pesquisa Estudos de Sustentabilidade, Trabalho e Direitos na Amazônia

Ana Paula Dias Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas, integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de Sustentabilidade, Trabalho e Direitos na Amazônia, pesquisadora de iniciação científica.

Rayanne Roque Gama, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas, integrante do Grupo de Pesquisa Estudos de Sustentabilidade, Trabalho e Direitos na Amazônia, pesquisadora de iniciação científica.

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Publicado

2018-05-02

Como Citar

Andrade, R. F. C. de, Corrêa, A. P. D., & Gama, R. R. (2018). CURRÍCULO EM SERVIÇO SOCIAL: CONSTRUÇÃO E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. REVES - Revista Relações Sociais, 1(1), 0014–0024. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss1pp0014-0024

Edição

Seção

Diversos