EJA ENSINO FUNDAMENTAL: A (RE) INCLUSÃO NA ESCOLA COMO PERSPECTIVA DE INSERÇÃO SOCIAL NO TRABALHO

Autores

  • Juliana Silva dos Santos PUC/RS
  • Ivan Livindo de Senna Corrêa Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Colégio de Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0137-0148

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Inclusão social. Escola. Trabalho

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre os motivos que levam os estudantes a retornar para a escola na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) enquanto possibilidade de cursar a EJA como um espaço de (re)inclusão na escola excludente. Para realizarmos o estudo aplicamos um questionário com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Porto Alegre - RS e fizemos a análise mediada e referenciada à luz das reflexões freirianas. Como resultados da pesquisa identificaram-se: o processo de juvenilização predominando jovens na faixa-etária de 15 a 18 anos excluídos do Ensino Fundamental regular; a maioria dos jovens busca a EJA com a intenção de concluir o Ensino Fundamental e apropriar-se dos saberes escolar e disciplinar; os mesmos dizem não gostar do descaso de alguns estudantes em algumas disciplinas, e, da aprendizagem e construção do conhecimento em algumas áreas. Percebe-se na fala dos sujeitos da pesquisa que eles desejam uma escola que ensine com seriedade, retidão e lhes garanta a aprendizagem efetiva. Sendo assim, o nosso estudo destaca a EJA, como um dos poucos espaços de acesso das classes populares aos saberes sistematizados necessários a inclusão social. No entanto, os estudantes ainda reivindicam uma escola que “se ensine e se aprenda com seriedade, mas em que a seriedade jamais vire sisudez” (FREIRE, 2000, p. 24).

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Biografia do Autor

Juliana Silva dos Santos, PUC/RS

Doutoranda da Faculdade de Educação da PUCRS, bolsista CAPES-PROEX, pesquisadora na área da Educação de Jovens e Adultos. Mestra pela Faculdade de Educação da UFRGS com ênfase em Língua Inglesa nos discursos dos jovens de periferia. Especialização em Educação com foco em Letramento na Língua Inglesa pela UNOESC/SC. Graduada em Letras: Português, Literatura e Língua Inglesa pela UnC/SC.Atua como docente na EJA na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS.

Ivan Livindo de Senna Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Colégio de Aplicação

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plana pela Universidade Federal de Santa Maria (1990), mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Santos, J. S. dos, & Corrêa, I. L. de S. (2018). EJA ENSINO FUNDAMENTAL: A (RE) INCLUSÃO NA ESCOLA COMO PERSPECTIVA DE INSERÇÃO SOCIAL NO TRABALHO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0137–0148. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0137-0148

Edição

Seção

Educação