TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DE ALUNOS DO IFRO

Autores

  • Josefa Aparecida Pereira de Andrade IFAM-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
  • Tatiane Alves Pereira IFAM-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.
  • Rosa Oliveira Marins Azevedo IFAM-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0149-0157

Palavras-chave:

Trabalho e Educação, Representações Sociais, Formação Integral, Politecnia.

Resumo

Este estudo objetivou conhecer as representações sociais sobre trabalho de alunos de dois campi do Instituto Federal de Educação de Rondônia - IFRO: Ji-Paraná (curso de Licenciatura em Química) e Colorado Oeste (curso de Licenciatura em Ciências Biológicas). Configura-se como descritivo e está embasado teoricamente pelas representações sociais. Os dados foram coletados a partir da aplicação de questionário e os resultados e informações foram apresentadas no texto com a seguinte organização: duas sessões, na primeira foi feita uma sucinta abordagem do trabalho e sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica, tendo como base a concepção do Trabalho como princípio Educativo e uma breve discussão sobre formação para mercado de trabalho X mundo do trabalho; na segunda são apresentadas as representações sociais dos alunos participantes da pesquisa. Os resultados mostraram que, para a maioria dos alunos, a função principal do trabalho é garantir a subsistência, considerando-o como um meio de se obter retorno financeiro e relacionando-o à aquisição de bens materiais. Destacou-se, embora de maneira menos expressiva a função que dois alunos deram para o trabalho: promover inclusão social. Pudemos conhecer as representações sociais de trabalho de alunos do IFRO, compreendendo que estas, são construídas de acordo com as experiências, interações e vivências que cada um tem ao longo da vida.

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Biografia do Autor

Josefa Aparecida Pereira de Andrade, IFAM-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Graduada em Pedagogia pela Fael -Faculdade Educacional da Lapa, especialista em Eduacacao Especial e Inclusiva pela FAEL-Faculdade Educacional da Lapa, estudante de Psicologia pela UNIJIPA- Faculdade Panamericana de Ji-Paraná, Mestranda do ProEPT- Mestrado em Em Educacao Profissional e Tecnólogica-IFAM.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Pereira de Andrade, J. A., Pereira, T. A., & Azevedo, R. O. M. (2018). TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DE ALUNOS DO IFRO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0149–0157. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0149-0157

Edição

Seção

Educação