AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL

Autores

  • Gabriela Barbosa Souza Universidade Estadual de Campinas
  • Lílian Miranda Bastos Pacheco Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0569-0582

Palavras-chave:

Cultura Indígena, Narrativas, Ensino Intercultural

Resumo

O presente estudo objetiva evidenciar o papel das narrativas como uma possibilidade para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural. Inicialmente apresenta-se o contexto histórico das políticas públicas direcionadas para a educação escolar indígena. Posteriormente, discute-se sobre a função das narrativas para o processo de ensino e aprendizagem em contexto intercultural a partir de depoimentos de membros do povo indígena Pataxó Hãhãhãi. Nessa perspectiva, destaca-se a importância do trabalho pedagógico organizado através dos contos do povo indígena Pataxó Hãhãhãi para o ensino formal nessa comunidade, possibilitando a estes o conhecimento de valores da sua própria cultura, bem como o estudo da estrutura formal da língua, através do ensino/aprendizagem de gêneros e tipologias textuais. Considera-se que o trabalho com gêneros textuais narrativos poderá possibilitar aos professores indígenas melhor mediação entre o trabalho com a língua e os saberes culturais, cotejando os conteúdos universais e a transmissão de narrativas locais. 

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Biografia do Autor

Gabriela Barbosa Souza, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas/ SP. Bolsista da Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana/ BA. Membro dos Grupos de Pesquisa: Alfabetização, Leitura e Escrita/ Trabalho Docente na Formação Inicial (ALLE/AULA) e Desenvolvimento Humano e Processos Educativos (DEHPE).

Lílian Miranda Bastos Pacheco, Universidade Estadual de Feira de Santana

Professora Doutora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Processos Educativos (DEHPE).

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Souza, G. B., & Bastos Pacheco, L. M. (2018). AS NARRATIVAS COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CONTEXTO INTERCULTURAL. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0569–0582. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0569-0582

Edição

Seção

Diversos