EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG campus Governador Valadares

Autores

  • Giulliano Gloria de Sousa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares https://orcid.org/0000-0002-1186-6374
  • Victória Rodrigues Viegas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0608-0622

Palavras-chave:

Educação. Políticas de ações afirmativas. Cotas sociorraciais.

Resumo

O presente artigo analisa a composição sociorracial dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Governador Valadares. O objetivo é identificar o perfil dos discentes com relação aos critérios de cor/raça e condição socioeconômica. O IFMG garante, em seu processo seletivo, reserva de vagas para candidatos oriundos de escola pública, negros e de baixa renda, conforme a Lei nº 12.711/2012. A eficácia das ações afirmativas de ingresso de estudantes nas instituições públicas federais de ensino deve ser verificada através de políticas institucionais de acompanhamento dos alunos ingressantes pelo sistema de cotas. Dessa forma, reunimos e analisamos dados dos estudantes, através das informações cadastradas no sistema de registro acadêmico (Conecta), que constituem importantes fontes para o acompanhamento e avaliação das políticas institucionais do IFMG, de modo geral, e mais especificamente do campus Governador Valadares, relacionadas à inclusão socioeconômica e racial da população local e regional. Os resultados alcançados comprovam, de certa forma, o atendimento às políticas de ação afirmativa, mas apontam também importantes disparidades socioeconômicas e raciais entre os cursos ofertados. Este artigo contribui para a análise e acompanhamento das políticas de ações afirmativas adotadas pelas instituições públicas de ensino, especialmente os Institutos Federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulliano Gloria de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares

Mestre em História pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2012), especialista em História e Cultura Brasileira (2006) e graduado em História - Licenciatura Plena (2005), ambos pela Universidade Vale do Rio Doce. Com vasta experiência no ensino de História, atuou como professor efetivo de História na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e na Secretaria Municipal de Educação de Governador Valadares, e como Professor Auxiliar I do Curso de Graduação em História da Universidade Vale do Rio Doce. Atualmente ocupa o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Governador Valadares, onde atua como coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas, e leciona História para o Ensino Médio no Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais.

Victória Rodrigues Viegas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais campus Governador Valadares

Estudante do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente - IFMG campus Governador Valadares

Referências

AMARAL, Ernesto Friedrich de Lima et al. Análise do perfil dos alunos ingressantes na UFMG pela iniciativa do bônus sociorracial. Teoria e sociedade, nº 20.1, p. 85-117, jan./jun. 2012.
BRASIL. Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/Lei/L12711.htm>. Acesso em: 20 nov. 2017.
HERINGER, Rosana. Desigualdades raciais no Brasil: síntese de indicadores e desafios no campo das políticas públicas. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(Suplemento), p. 57-65, 2002.
MOSCHEN, Ires Maria Pizetta; SANTOS JUNIOR, Wilson Camerino dos; BACHETI, Luciane Serrate Pacheco. Cotas e diversidade(s): discutindo inclusão a partir da dignidade humana. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/cnafricab/article/view/10201/6930>. Acesso em: 10 ago. 2017.
WANDROSKI, Silvana Francescon; COLEN, Fernanda Ruschel Cremonese. As ações afirmativas para ingresso de estudantes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. O Social em Questão, Ano XVII, nº 32, p. 165-182, 2014.
ZIVIANI, Denise; ESTEVAM, Vanessa. O estudo da representatividade racial e de gênero nos cursos de licenciatura dos Institutos Federais de Minas Gerais. Laplage em Revista, Sorocaba, vol.2, n.3, p. 84-99, set./dez. 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Sousa, G. G. de, & Viegas, V. R. (2018). EDUCAÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS: perfil sociorracial dos estudantes do IFMG campus Governador Valadares. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0608–0622. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0608-0622

Edição

Seção

Educação