The O CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS E A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DOS SEUS DISCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl3iss3pp0069-0083

Palavras-chave:

Avaliação de curso. Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados. Educação a Distância. Ferramentas da plataforma Moodle. Processo de ensino e aprendizagem.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar as contribuições da utilização de ferramentas da plataforma Moodle no Curso de Direito Internacional dos Conflitos Armados (CDICA), da Escola Superior de Guerra, segundo a visão dos seus alunos. Esta pesquisa é de abrangência qualitativa, com pesquisas documental e bibliográfica como técnicas exploratórias iniciais. A metodologia compreendeu ainda a aplicação de dois questionários com perguntas abertas aos sujeitos do estudo, 34 alunos, entre militares e civis, de diversas áreas de formação profissional. As coletas de dados foram disponibilizadas via survey online no Ambiente Virtual de Aprendizagem, ao final do curso e abrangeram os campos da gestão e ensino. Os resultados obtidos comprovaram que as expectativas dos alunos foram atendidas satisfatoriamente, e os estudos foram essenciais para subsidiar os desdobramentos que foram aprofundados na fase presencial posteriormente. Ao final, as seguintes contribuições foram apresentadas,  a saber: (i) fórum de discussão aberto em ambas as fases do curso; (ii) aplicação e ampliação dos estudos de caso com exercícios de fixação; (iii) criação de uma pasta virtual com todo o material do curso e os estudos realizados pelos estagiários; (iv) possibilidade de especialização futura para os egressos do curso: (v) Plano de Ensino e Aprendizagem aperfeiçoados; e (vi) pré-teste de avaliação dos conhecimentos prévios dos estagiários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hercules Guimarães Honorato, Escola Superior de Guerra, Departamentos de Estudos, Rio de Janeiro, Brasil.

Chefe da divisão de assuntos Psicossociais

Mestre em Educação

Doutor em Política e Estartégia Marítimas

Especilaizado em Docência do Ensino Superior

Especializado em Logística

 

Downloads

Publicado

2020-06-20

Como Citar

HONORATO, H. G. The O CURSO DE DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS E A UTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: A VISÃO DOS SEUS DISCENTES . REVES - Revista Relações Sociais, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 0069-0083, 2020. DOI: 10.18540/revesvl3iss3pp0069-0083. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/9906. Acesso em: 22 out. 2020.

Edição

Seção

General Papers/Artigos