Editorial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.1116

Palabras clave:

Editorial. Educação.

Resumen

É com alegria que publicamos mais um número da revista Educação em Perspectiva (v. 9, n. 2, maio/ago. 2018). Composto por 16 manuscritos, sendo 13 artigos e 3 relatos de experiência.

Agradecemos aos autores, pareceristas e leitores da Revista Educação em Perspectiva e desejamos uma boa leitura e profícuas reflexões!

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Joyce Wassem, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Educação pela Unicamp e Pós-doutoranda na UFV. Editora-Chefe da revista Educação em Perspectiva. Tem se dedicado a pesquisas sobre: Políticas Educacionais, Educação Superior, Educação Básica e Formação de Professores.

Citas

BRAIDO, Janaina Agostini; HERNANDEZ CAPORLINGUA, Vanessa. Desencontros legais e morais na pesca artesanal: a Educação Ambiental política para a transformação socioambiental em Rio Grande/RS e São José do Norte/RS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 347-363, jan. 2019. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/969>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.969.

COSTA-RENDERS, Elizabete Cristina; GAZOTTO, Rosana Donizeti Martinho; SANTOS, Cleia Souza. Práticas educativas inclusivas na educação infantil: superando a marcação social de gênero e raça entre as crianças pequenas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, jan. 2019. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/971>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.971.

GIARETA, Paulo Fioravante; SANTOS, Valdeci Luiz Fontoura dos; PETEK, Juliana Bernardi. A influência internacional sobre a pedagogia universitária para formação do pedagogo e sua caracterização na mesorregião leste de Mato Grosso do Sul. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 313-329, nov. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/967>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.967.

KORN, Eliane; KOERNER, Rosana Mara. O PNAIC e sua contribuição aos professores alfabetizadores sobre o sistema de escrita alfabética. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 197-214, out. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/806/251>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.806.

LUCINDO, Nilzilene Imaculada; NUNES, Célia Maria Fernandes; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Ser pedagogo: a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 396-413, jan. 2019. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/982>. Acesso em: 15 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.982.

MARTINAZZO, Celso José; DRESCH, Óberson Isac. Desafios do saber-fazer docente na contemporaneidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 381-395, jan. 2019. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/977>. Acesso em: 15 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.977.

MASSA, Monica de Souza; TEIXEIRA, Cristina Maria D´Avila. A formação didática do docente universitário. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 230-240, out. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/942>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.942.

MEIRELES, Gabriela Silveira; PARAÍSO, Marlucy Alves. Tecnologia da formação docente no currículo dos blogs sobre alfabetização. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 292-312, nov. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/961>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.961.

MERCADO, Luis Paulo Leopoldo; GOMES, Maria Gisélia da Silva; SILVA, Carla Glycia Santos da. Metodologia do ensino superior com tecnologias da informação e comunicação: estratégias de ensino experienciadas. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 453-478, jan. 2019. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/978>. Acesso em: 15 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.978.

OLIVEIRA CASTRO, Maria Narleide; MEDEIROS CARMO, Edinaldo. Os sentidos de currículo e a configuração da prática pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 259-274, nov. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/926>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.926.

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. A construção da escola de tempo integral: relações entre as opções político-pedagógicas da secretaria de educação (macro) e da escola (micro). Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 330-346, nov. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/979>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.979.

PAULA, Elson de; RESENDE, Marilene Ribeiro. Organização do processo ensino-aprendizagem com o uso do smartphone na perspectiva da teoria da atividade de estudo. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 434-452, jan. 2019. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/976>. Acesso em: 15 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.976.

PIECZKOWSKI, Tania Mara Zancanaro; GRAPILHA, Jiovana. Desafios e possibilidades no processo de avaliação da aprendizagem de estudantes com deficiência visual na universidade. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 215-229, out. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/822>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.822.

SCHMITT, Juliana Campos; VIEIRA, Priscila Reis; MARTINS, Elita Betânia de Andrade. O exercício da docência entre incentivos e regulações: o processo de adoecimento do professorado da educação básica. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 275-291, nov. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/959>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.959.

SCHROEDER IGLESIAS, Sandra Letícia; COSTA, Maria Luísa Furlan. Análise dos PPC dos Cursos de Pedagogia ofertados pelo sistema UAB na região sul do Brasil: indicativos de oferta e adesão ao sistema UAB. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 364-380, jan. 2019. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/973>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.973.

THIENGO, Lara Carlette; BIANCHETTI, Lucídio. Universidades de classe mundial e a ideologia da excelência: tendências globais e locais. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 241-258, out. 2018. ISSN 2178-8359. Disponível em: <https://educacaoemperspectiva.ufv.br/index.php/ppgeufv/article/view/985>. Acesso em: 09 jan. 2019. doi: https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.985.

Publicado

2019-01-15

Cómo citar

WASSEM, J. Editorial. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 2, p. 192–196, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i2.1116. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7163. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Editorial