O Peer Instruction como proposta de metodologia ativa no ensino de química

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss3pp107-131

Palabras clave:

Peer Instruction, Ensino de Química, Metodologias Ativas

Resumen

Este trabalho trata-se de um estudo de caso exploratório sobre a metodologia ativa conhecida como Peer Instruction (PI). Seu objetivo geral é compreender o funcionamento dessa metodologia e as teorias envolvidas por meio da revisão bibliográfica e da prática docente. Adotamos a teoria sociointeracionista de Vigotsky e a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, como referenciais teóricos para identificação de alguns aspectos do método. Deseja-se investigar o funcionamento do método e a reação dos alunos, sua aplicabilidade na área de Química, suas dificuldades, vantagens e desvantagens. Desta forma, realizou-se o estudo em quatro turmas do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Viçosa, com cerca de 160 alunos, ao longo de uma sequência didática sobre tópicos de Estequiometria. Observou-se que as discussões entre os pares eram frutíferas e que os alunos demonstraram estar muito motivados com a nova metodologia. Observou-se também que os alunos obtiveram certa resistência à proposta da sala de aula invertida - mesmo sendo um aspecto muito importante para o bom funcionamento do método - na qual eram estimulados a realizar a leitura prévia dos conteúdos antes das aulas. Concluiu-se que o PI é um método adequado para o ensino de química. Este estudo permitiu aos alunos, a elucidação de conceitos importantes e subjacentes e proporcionou novas ideias e novos horizontes acerca do método e continuidade da pesquisa.

 

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Biografía del autor/a

Luiza Dumont de Miranda Moraes, Universidade Federal de Viçosa

Chemistry degree.

Publicado

2016-10-26

Cómo citar

Moraes, L. D. de M., Carvalho, R. S., & Neves, Álvaro J. M. (2016). O Peer Instruction como proposta de metodologia ativa no ensino de química. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(3), 107–131. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss3pp107-131

Número

Sección

Engineering Education and Science Education

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