THE COMPETENCES DEVELOPED BY THE PETROLEUM SEGMENT EQUIPMENT INSPECTION ENGINEER

Autores/as

  • Jancler Adriano Pereira Nicácio Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Mestrado em Educação Tecnológica.
  • Adriana Maria Tonini Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Mestrado em Educação Tecnológica e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0383-0389

Palabras clave:

Competences, Enginnering, Inspection of Equipment, Oil.

Resumen

The equipment inspection engineer is responsible for the monitoring, control and maintenance of the integrity, as well as the extension of useful life of the equipment in service of process units of the most varied productive segments such as chemical, petrochemical, oil and gas. The way in which the professional career of the engineers is conducted presents several possibilities of discussion in the scope of Technological Education, one of these is the analysis of the training courses of the Corporate Universities. The Corporate University is development system based on the management of by skills, and provides for the development of business and human skills considered critical for the viability of business strategies. This paper proposes a discussion about the competencies developed by the professional engineers of equipment inspection that operate in the oil industry segment.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jancler Adriano Pereira Nicácio, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Mestrado em Educação Tecnológica.

Mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2018), Doutorado em Tecnologia das Radiações, Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (2016), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), graduação em Engenharia Mecatrônica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003), especialização na área de Engenharia de Soldagem pela Petrobras (2018) e em Engenharia de Produção Industrial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente é inspetor de equipamentos da refinaria Gabriel Passos (REGAP) da Petrobras. Tem experiência na área de Engenharia de Inspeção, com atuação em projetos nas áreas de ensaios não destrutivos, avaliação da integridade estrutural de equipamentos, controle de qualidade em juntas soldadas, determinação de vida remanescente e extensão de vida. Atuação em paradas de manutenção na área de refino, atuação em projetos de modernização tecnológica, desenvolvimento de novas ferramentas auxiliares na inspeção de equipamentos, como ensaios não destrutivos não convencionais para o setor de petróleo e gás.

Adriana Maria Tonini, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Departamento de Mestrado em Educação Tecnológica e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), graduação em Licenciatura Plena pela Fundação de Educação para o trabalho de Minas Gerais (1995), Mestrado em Tecnologia (Modelos Matemáticos e Computacionais) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Avaliadora institucional Externa do SINAES, para o ato autorizativo de credenciamento do BASis/INEP/MEC (Sistema Nacional). Professora associada da Universidade Federal de Ouro Preto lotada no Centro de Educação Aberta e a Distância, Departamento de Educação e Tecnologias (DEETE). Coordenadora geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na UFOP. Vice-coordenadora geral do Programa Escola de Gestores na UFOP. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Coordenação Pedagógica e Mídias da Educação na UFOP. Professora do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG. Editora da revista de Ensino de Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), membro da comissão técnica de ensino de engenharia da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME). Tem experiência na área de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, atuando principalmente nos seguintes áreas: Formação Profissional e Tecnológica, Educação a Distância, Formação de Professores, Educação em Engenharia, Mulheres na Ciência, tecnologia e Inovação.

Citas

CASTRO, J. N. A relação entre trabalho e educação no colégio técnico da universidade federal do Rio de Janeiro. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 15, Nº 147, Agosto de 2010.
FRIGOTTO, G. Concepções e Mudanças no Mundo do Trabalho e o Ensino Médio. CEFET-BA, Bahia, 2008.
LUCENA, J. et al. Competencies beyond countries: the re-organization of engineering education in the United States, Europe and Latin America. Journal of Engineering Education, v. 97, n. 4, p. 433-447, 2008.
POCHMANN. Márcio. Trabalho e Formação: Temas multidisciplinares para a educação. Revista Educação e Realidade, v. 37, n. 2. Porto Alegre. mai./ago. 2012.
RUAS, R. L. Gestão das competências gerenciais e a aprendizagem nas organizações. Revista Administração. Porto Alegre: EA/PPGA/UFRGS, versão 2, 2002.
SILVA. J. C.; TONINI, A. M. O desenvolvimento de competências na formação do engenheiro em projeto interdisciplinar no CEFET-MG. Belo Horizonte, VI SITRE. 2016.
TONINI, A. M. Novos tempos, novos rumos para a engenharia. Belo Horizonte: Revista da FUNDAC. Belo Horizonte, 2009.
ALMEIDA, G. P. de. A aplicação de competências científicas no trabalho: um estudo preliminar no Banco do Brasil. Dissertação. Universidade Católica de Brasília. Brasília-DF. 2014.
CARVALHO, L. A. Competências requeridas na atuação profissional do engenheiro contemporâneo. Dissertação. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET/MG. Programa de Mestrado em Educação Tecnológica. Belo Horizonte/MG. 2014.
GROSZEVICZ, E. Concepções sobre a relação entre educação e trabalho. Anais do XIX EAIC – 28 a 30 de outubro de 2010, UNICENTRO, Guarapuava. 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE PETRÓLEO, GÁS E BIOCOMBUSTÍVEIS. Agenda da indústria 2017. 35p. 2017.
INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Key World Energy Statistics. 2016.
EBOLI, M.. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas, 2013.
EBOLI, M. Educação corporativa no Brasil: Mitos e Verdades. 3 ed. São Paulo. Editora gente. 2004.
FLEURY, Afonso. Aprendizagem e Inovação Organizacional: as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas, 1995.
LE BOTERF, G. De la compétence – essai sur um attracteur étrange. In: Les éditions d’organisations . Paris: Quatrième Tirage, 1995.
MASI, Domenico de. O futuro do Trabalho. Rio de Janeiro: Ed. José Olympio. 1999.
MEISTER, J. Educação corporativa: a gestão do capital intelectual através das universidades corporativas. São Paulo: Makron Books, 1999.
SAVIANI, D. O Trabalho como Princípio Educativo Frente às Novas Tecnologias. In: Novas Tecnologias, Trabalho e Educação: um debate multidisciplinar. Org. Ferretti, C. J. et al., Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
TOMASI, A. P. N. Qualificação ou competência?. In: TOMASI, A. (org.) Da qualificação a competência: pensando o século XXI. Campinas: Papirus, 2004.
ZARIFIAN, P. O modelo da competência. São Paulo: SENAC Editora, 2003.

Descargas

Publicado

2018-10-23

Cómo citar

Nicácio, J. A. P., & Tonini, A. M. (2018). THE COMPETENCES DEVELOPED BY THE PETROLEUM SEGMENT EQUIPMENT INSPECTION ENGINEER. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 4(4), 0383–0389. https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0383-0389

Número

Sección

Engineering Education and Science Education