Aplicação de Business Intelligence no Sistema Educacional Brasileiro

Autores

  • Carlos Grimm Moniz Junior Federal University of Amazonas, Brazil https://orcid.org/0009-0000-7943-4773
  • Tristão Sócrates Baptista Cavalcante Federal University of Amazonas, Brazil
  • Adalena Kennedy Vieira State University of Pará, Brazil
  • Raimundo Kennedy Vieira Federal University of Amazonas, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl10iss7pp20045

Palavras-chave:

Business Intelligence. Sistema Educacional Brasileiro. Data Warehousing. INEP. Processo ETL. Análise de Dados Educacionais. Tomada de Decisão em Educação. Painéis Educacionais. IDEB. Política Educacional.

Resumo

Neste artigo, discutiremos uma aplicação de Business Intelligence (BI) na análise de dados do sistema educacional brasileiro, trabalhando especificamente com o INEP (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE). Este artigo discute as contribuições positivas e os desafios críticos da implementação de BI neste domínio. A partir da construção de um sistema de BI integrado, nosso estudo teve como objetivo oferecer uma ferramenta útil, fácil de manusear e que abordasse recursos visuais como dashboards, tabelas e gráficos para nos ajudar a entender e gerenciar o cenário educacional em todo o Brasil. A metodologia utilizada foi aplicada, com estudos de caso e pesquisa bibliográfica, com base em técnicas de análise de dados como ETL (Extract, Transform, Load) e Data Warehousing. Tudo isso é alavancado para dashboards interativos, que devem permitir decisões baseadas em dados e abrir caminho para análises avançadas como mineração de dados.

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Publicado

2024-10-29

Como Citar

Moniz Junior, C. G., Cavalcante, T. S. B., Vieira, A. K., & Vieira, R. K. (2024). Aplicação de Business Intelligence no Sistema Educacional Brasileiro. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 10(7), 20045. https://doi.org/10.18540/jcecvl10iss7pp20045

Edição

Seção

General Articles