A relação família e escola no processo educativo

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v32i2.11824

Palavras-chave:

Serviço Social, Família, Política Social

Resumo

A escola e a família são duas instituições centrais na constituição do sujeito social. Ambas desempenham papel indispensável no desenvolvimento histórico, cultural e formativo da criança para o exercício da cidadania. O objetivo deste artigo é discutir a parceria entre família e escola no desenvolvimento dos educandos. A metodologia utilizada foi à revisão integrativa de literatura. Para tanto, por meio de filtragens na base de dados SciELO, foram  selecionados seis artigos publicados em português entre os anos de 2015 a 2020. Assim, foi evidenciado que o sucesso do processo educativo de crianças depende da relação harmônica entre escola e família, trabalhando em parceria e com os mesmos objetivos na mediação e colaboração para o desenvolvimento do educando. A parceria entre ambas proporciona efeitos positivos em todo o contexto educacional, os ganhos são enormes, e os resultados são: maior rendimento escolar, compreensão de mundo, alunos reflexivos, autoconfiantes, participativos entre outros.

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Biografia do Autor

Francisco Elionardo de Melo Nascimento , Universidade Estadual do Ceará

Professor na Faculdade Ieducare. Mestre e Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual do Ceará.

Maria Raele Fernandes Paiva

Graduanda em Pedagogia na Faculdade Ieducare (FIED).

Ricardo Costa Frota, Centro Universitário Uninta/ Faculdade Fied

Psicólogo. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/RENASF, Sobral-CE. Professor do curso de Psicologia da Faculdade IEDUCARE/UNINTA.

Mary Helen Aragão Sousa, Faculdade Ieducare (FIED)

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Mestre em Ciência da Educação pela Universidad San Lorenzo; Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia e Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FIED Tianguá.

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Publicado

2021-08-16

Como Citar

Nascimento , F. E. de M. ., Paiva, M. R. F., Frota, R. C., & Sousa, M. H. A. (2021). A relação família e escola no processo educativo : uma revisão integrativa. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 32(2), 1–24. https://doi.org/10.31423/oikos.v32i2.11824

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