DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Marcio Fernando Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0649-0660

Palavras-chave:

Formação Docente. Educação de Jovens e Adultos. Educadores/as de Jovens e Adultos

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo objetivo foi a reflexão dos desafios colocados na formação de educadores/as de jovens e adultos. Objetivou-se a compreensão de questões relacionadas aos limites e às contribuições da experiência formativa de um projeto de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), denominado PROEF-2, dedicado à iniciação à docência de graduandos/as em licenciatura em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROEF-2 abarca dimensões formativas que envolvem a interdisciplinaridade universitária, estabelecendo objetividade na produção e no desenvolvimento de alternativas para projetos pedagógicos de aprendizagem na modalidade EJA e na formação inicial de professores/as. Nesse sentido, esta pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, que optou pelo uso do estudo de caso, como método investigativo, pela observação participante das reuniões formativas do PROEF-2 e pela entrevista semiestruturada com coordenadores e com monitores do projeto, como instrumentos de coletas de dados. Os resultados indicam que o PROEF-2 contribui para a constituição de um espaço de formação de professores/as, com especificidades formativas voltadas para a EJA, contribuindo efetivamente para a formação de educadores/as de jovens e adultos. Suas limitações encontram-se nas delimitações institucionais inerentes a um projeto de extensão. Entende-se, no entanto, que as contribuições superam as limitações e que estas podem ser superadas com planejamentos futuros, adequados às demandas da formação docente na EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Fernando Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Analista Educacional pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais - SEE/MG. Bacharel e Licenciado em História (2011) pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG (2017). Possui Pós-Graduação Lacto Sensu em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (2016) pela Universidade Federal Fluminense/UFF. Possui ainda Pós-Graduação Lacto Sensu em Educação de Jovens e Adultos (2014) e em Orientação Educacional(2016), ambas pela Escola Superior Aberta do Brasil/ESAB. Na área administrativa tem experiência em gestão e administração da educação. No campo da docência tem experiência em Métodos e Técnicas de Ensino, Formação e Trabalho Docente, Formação Inicial e Continuada de Professores, atuando principalmente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos/EJA e Educação à Distância/EAD.

Referências

BORGHI, I. S. M. Formação de educadores da EJA: inquietações e perspectivas. In: Revista Diálogos Possíveis. Ano 6, v. 2, p. 227-238, jul./dez. 2007.
DINIZ-PEREIRA, J. E.; FONSECA, M. C. F. R. Identidade docente e formação de Educadores de Jovens e Adultos. In: Rev. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 26, n.2, p. 51-73, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. 26ª ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 11ª Ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
MIRANDA, K. C. L.; BARROSO, M. G. T. A contribuição de Paulo Freire à prática e educação crítica em enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 4, p. 631-635, Ago. 2004.
NÓVOA. A. Formação de Professores e Profissão Docente. FPDC-UOE-HEEC, Faculdade de Lisboa. Lisboa, 2007.
RIBAS, M. S.; SOARES, S. T. Formação de Professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos: uma reflexão para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática docente. In: Anais do IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED SUL. Caxias do Sul - RS: Universidade de Caxias do Sul, 2012, p. 01–16.
SILVA, F. A. O. R. Elementos para a construção das especificidades na formação do educador da EJA. 2013. 372f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2011.
SOARES, L. A Formação do Educador de Jovens e Adultos. In: SOARES, L. (Org.). Aprendendo com a Diferença – Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2003, p. 121- 141.
SOARES, L. A Formação de Educadores e as Especificidades da Educação de Jovens e Adultos em Propostas de EJA. In: Anais do V Seminário Nacional sobre Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Campinas – SP: UNICAMP, 2015.
SOARES, L. O educador de jovens e adultos e sua formação. Educ. Rev., Belo Horizonte , n. 47, p. 83-100, Jun. 2008.
TARDIF, M. Saberes Decorrentes e Formação Profissional. Petrópolis - RJ: Ed. Vozes, 2002.
VENTURA, J. A EJA e os Desafios da formação Docente nas Licenciaturas. Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Silva, M. F. (2018). DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS – UM ESTUDO DE CASO. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 0649–0660. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0649-0660

Edição

Seção

Educação