DAS MARGENS DOS RIOS À MARGEM DA SOCIEDADE: TRAJETÓRIAS DE MULHERES SATERÉ-MAWÉ NO TRABALHO DOMÉSTICO EM MANAUS, AM

Autores

  • Wagner dos Reis Marques Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Uninorte Laureates - Manaus/AM

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0327-0330

Palavras-chave:

Mulher Indígena, Trabalho doméstico, Comunidade Sateré-Mawé.

Resumo


Esta pesquisa assumiu o propósito de verificar a situação às quais são submetidas as mulheres indígenas que saem de suas comunidades tradicionais para se inserirem no trabalho doméstico em Manaus. Buscamos também reconstruir fragmentos da história de vida e de trabalho de duas mulheres Sateré-Mawé, dona Zenilda e Zeila (Kutera), que se deslocaram de sua comunidade étnica de origem em busca de educação formal, saúde ou renda em Manaus, durante o período de instalação da Zona Franca. Diante da falta de oportunidades de trabalho formal, elas se inseriram no trabalho doméstico. Mesmo assim, podemos verificar pelas suas trajetórias de vida, que elas tornaram-se duas lideranças femininas de grande projeção dentro do movimento indígena. As questões norteadoras desta pesquisa consistiram em verificar quais são as determinações étnicas e de gênero presentes no trabalho domestico em Manaus, capital do Estado do Amazonas. Adotamos uma metodologia que nos levou a considerar os aspectos qualitativo e exploratório, quando a fala dos sujeitos foi imprescindível para a reconstrução de aspectos da trajetória de vida e de trabalho das mulheres da etnia Sateré- Mawé. Foram realizadas entrevistas abertas com cinco mulheres da etnia Sateré-Mawé, além da observação direta na Comunidade I nhã-bé, durante o período de abril de 2009 a agosto de 2010. Elegemos um referencial teórico que problematiza as questões de gênero que são determinantes na situação desfavorável que se encontra esse segmento humano. O conceito de gênero é empregado como uma categoria construída social e culturalmente, que envolve relações de poder sob os auspícios do patriarcado. A pesquisa mostra que há uma forte ressignificação na vida dessas mulheres que se deslocaram para a cidade, as quais vivem no limiar do urbano e do rural. Conclui-se, assim, que para muitas mulheres do interior amazônico o trabalho doméstico passa a ser o caminho para chegar às cidades. Essa situação as envolve numa teia de exploração permeada por questões de gênero sob o forte preconceito étnico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Reis Marques Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Uninorte Laureates - Manaus/AM

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazonia (UFAM), Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000); complementou seus estudos no Curso Normal Médio: Séries Iniciais e Educação Infantil (2004); Pós-Graduação Latu Sensu em Sociologia/ Projetos Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-Gradução Latu Sensu em Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007); atuou como Professor na Educação de Classes Populares nas Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul (2004-2007). Foi Professor de Sociologia e Ciência Política, do Departamento de Sociologia, da UFAM de 2008 até 2010 em Manaus, capital do estado do Amazonas. Atua como professor do Ensino superior na UNINORTE e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório Social (GEPOS), da UFAM. (Texto informado pelo autor)

Referências

ARAUJO, W. R. M. Das margens dos rios à margem da sociedade: trajetórias de mulhe-res Sateré-Mawé no trabalho doméstico em Manaus, AM. Dissertação. Manaus, 2010. Dis-sertação. (Mestrado em Sociedade e Cultura da Amazônia). Universidade Federal do Ama-zonas.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Araújo, W. dos R. M. (2018). DAS MARGENS DOS RIOS À MARGEM DA SOCIEDADE: TRAJETÓRIAS DE MULHERES SATERÉ-MAWÉ NO TRABALHO DOMÉSTICO EM MANAUS, AM. REVES - Revista Relações Sociais, 1(2), 0327–0330. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss2pp0327-0330

Edição

Seção

Resumos