SOCIABILIDADES, TRABALHO SEXUAL E AUTONOMIA NO CONTEXTO DAS GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Wagner dos Reis Marques Araujo

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0523-0536

Palavras-chave:

Autonomia. Sociabilidade, Trabalho sexual, Gênero, Amazônia brasileira.

Resumo

Neste texto apresento alguns dados parciais e reflexões teóricas referentes ao trabalho de campo que foi realizado durante os meses de junho de 2014 e novembro de 2015. Os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade aplicadas a doze prostitutas em um contexto privilegiado pela observação direta e, também, pela abordagem etnográfica que foi realizada nos locais de trabalho das mulheres. Objetivando preservar a identidade das entrevistadas, adoto nomes de flores para identificá-las neste texto. Na modalidade de trabalho sexual exercida nos bares de prostituição do contexto pesquisado, as prostitutas declararam ter encontrado na prostituição possibilidades de negociações e de ganhos econômicos inexistentes no mercado de trabalho formal. Por exemplo, flexibilidade em termos de jornadas de trabalho, possibilidades de ganhos econômicos (principalmente entre as mais jovens) e mobilidade social impossíveis de se alcançarem através de outras atividades profissionais relegadas às mulheres dos estratos sociais subalternizados do Brasil. A amostra analisada não corresponde ao número total de trabalhadoras sexuais entrevistadas na consecução da pesquisa de campo do doutorado em Sociologia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Priorizei aqui a compreensão e, sobretudo, a visão que as entrevistadas compartilham em relação à referida atividade ser profissional, embora não seja regulamentada e apesar de não haver, no município de Porto Velho, mobilização de trabalhadoras sexuais em torno de coletivos políticos, as mulheres têm esse entendimento. Pode-se concluir que, em suas práticas, as trabalhadoras sexuais estabelecem relações personalistas (com seus clientes e dono/as de estabelecimentos) onde parece haver  margens seguras para a oferta de serviços de natureza sexual e negociação de seus agenciamentos corporais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Wagner dos Reis M. Tem barrageiro no brega? Um estudo acerca das trajetórias de mulheres que se prostituem nas áreas atingidas pelas Usinas Hidrelétricas Jirau e Santo Antônio no Estado de Rondônia. Porto Alegre, 2018. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
ARAÚJO, Rogério. Prostituição: artes e manhas do ofício. Goiânia: Cânone Editorial. Ed. UCG, 2006.
BRUCKNER, Pascal; FILNKIELKRAUT, Alain. A nova desordem amorosa. São Paulo, Brasiliense, 1981.
FELDMAN, Bela. Desafios da Antropologia Brasileira. Brasília: (Org.). ABA Publicações, 2013.
GASPAR, Maria Dulce. Garotas de Programa: Prostituição em Copacabana e Identidade Social. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Tradução de Márcia Bandeira de Mello Leite Nunes. - 4ª ed. [reimpr.]. – Rio de Janeiro: LTC, 2008.
JULIANO, Dolores. El trabajo sexual en la mira. Polémicas y estereótipos. In. Cadernos Pagu no. 25: Campinas July/Dec. 2005, pp. 79-106.
KEMPADOO, Kamala. Mudando o debate sobre o tráfico de mulheres. In: Cad. Pagu No. 25, Campinas July/Dec. 2005, p. 55-78.
SILVA, Ana. P. e BLANCHETTE, Thaddeus. G. Amor um real por minuto: a prostituição como atividade econômica no Brasil urbano In: Sexualidade e política na América Latina: histórias, intersecções, paradoxos. ed. RJ : Sexual Policies Watch, 2011, v.1, p. 192-233.
SIMÕES, Soraya Silveira. Vila Mimosa: etnografia da cidade cenográfica da prostituição carioca. Niterói: EdUFF, 2010.
TEDESCO, Letícia. Explorando o negócio do sexo: uma etnografia sobre as relações afetivas e comerciais entre prostitutas e agenciadores em Porto Alegre. Dissertação de mestrado, UFRGS, 2008.

Downloads

Publicado

2018-10-17

Como Citar

Araujo, W. dos R. M. (2018). SOCIABILIDADES, TRABALHO SEXUAL E AUTONOMIA NO CONTEXTO DAS GRANDES OBRAS NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. REVES - Revista Relações Sociais, 1(3), 0523–0536. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss3pp0523-0536

Edição

Seção

Trabalho