Reciclagem de resíduos químicos na fabricação de placas de circuito impresso: relato de um projeto de pesquisa acadêmico (Programa de Iniciação Científica Voluntária)

Autores

  • Maíra de Paula Nunes Universidade Federal de Viçosa, UFV
  • Antonio Marcos de Oliveira Siqueira Universidade Federal de Viçosa https://orcid.org/0000-0001-9334-0394

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss4pp12902-01-13e

Palavras-chave:

Cloreto férrico. Corrosão. Circuito Impresso.

Resumo

Propõe-se neste artigo um método de recuperação de uma solução de cloreto férrico, que, após uso constante para corrosão de placas de circuito impresso, produz uma solução corrosiva contendo cobre. Esse processo de corrosão de placas é bastante comum na área da eletrônica, sendo realizado nos laboratórios e no ambiente doméstico, em decorrência disso, é descartado inadequadamente na rede de esgoto. O estudante de engenharia tem em vista o método mais eficaz, porém, o que menos impacta no meio ambiente ao estudar um processo. Assim, este estudo proporciona um crescimento profissional do graduando de engenharia ao reciclar a solução de cloreto férrico, que o descarte inapropriado danifica o sistema de esgoto e gera prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente, e reduziria gastos na instituição, onde a solução é usada nos laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica e seria tratada por uma empresa terceirizada ao fim de sua vida útil. Ao apresentar três métodos de recuperação, o projeto estuda qual método é o mais eficiente e oferece menos riscos ao operador, visto que esses métodos são realizados, também, em ambiente doméstico. Os testes realizados com as soluções recuperadas a partir dos métodos apresentados permitem a comparação e o entendimento da importância de cada etapa dos processos de recuperação, desse modo, é possível propor um novo método sintetizando as etapas dos outros processos que realmente importam na reciclagem da solução e que permita a recuperação do cobre em solução para outros estudos, como agregar valor a esse resíduo, possivelmente aumentando a vida útil da solução reciclada. O novo método pode ser realizado em ambiente doméstico, pois utiliza materiais de fácil acesso e não oferecem grandes riscos aos operadores. No laboratório, utilizando materiais com um nível de pureza maior e em altas concentrações, é possível obter uma corrosão mais eficiente e absorver a produção de solução desgastada de percloreto dos laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

Nunes, M. de P., & Siqueira, A. M. de O. . (2021). Reciclagem de resíduos químicos na fabricação de placas de circuito impresso: relato de um projeto de pesquisa acadêmico (Programa de Iniciação Científica Voluntária). The Journal of Engineering and Exact Sciences, 7(4), 12902–01. https://doi.org/10.18540/jcecvl7iss4pp12902-01-13e

Edição

Seção

General Articles

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >>