Repercussões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas condições de produção e reprodução social dos agricultores familiares

Autores

  • Ariane Figueredo Souza Universidade Federal de Viçosa
  • Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v29i2.3790

Palavras-chave:

Perfil dos agricultores, Aspectos de produção, Condições de reprodução social.

Resumo

Este artigo objetivou examinar as repercussões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), nas condições de produção e reprodução social dos agricultores beneficiários. Como procedimento metodológico, foi feito uso da pesquisa bibliográfica, além da aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas, com amostra de agricultores, do município de Paula Cândido/MG/Brasil. Para o processamento dos dados, foi feito uso do Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), em sua versão 20,0. Os dados revelaram que o programa contribuiu para mudanças nos aspectos de produção e alguns componentes referentes à reprodução social das famílias agricultoras, a exemplo da renda, que viabiliza o acesso a bens materiais e, por consequência, mais conforto e estabilidade para os seus benefi­ciários. Todavia, os benefícios proporcionados pelo programa ainda são limitados, visto que fatores, como segurança física e condições de saúde das famílias não foram alterados, demonstrando a necessidade de integração com outras políticas sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ariane Figueredo Souza, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Serviço Social pela Escola de Estudos Superiores de Viçosa (2010) e pós-graduação em Gestão Estratégica de Pessoas pela UNIVIÇOSA. Mestre em Economia Doméstica pelo Programa de Pós-graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa-MG.

Maria das Dores Saraiva de Loreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica e em Ciências Econômicas, bem como Mestrado e Doutorado em Economia Rural, pela Universidade Federal de Viçosa, além de Pós-doutorado em Família e Meio Ambiente pela University of Guelph-Canadá. Foi admitida na Universidade Federal de Viçosa em 1991, sendo enquadrada atualmente como Professora Titular do Deptº de Economia Doméstica (DED)

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

Souza, A. F., & Loreto, M. das D. S. de. (2018). Repercussões do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) nas condições de produção e reprodução social dos agricultores familiares. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 29(2), 230–258. https://doi.org/10.31423/oikos.v29i2.3790

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>