A relação família e escola no processo educativo

uma revisão integrativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31423/oikos.v32i2.11824

Keywords:

Serviço Social, Família, Política Social

Abstract

The school and the family are two central institutions in the constitution of the social subject. Both play an indispensable role in the child’s historical, cultural and formative development for the exercise of citizenship. The methodology used was the integrative literature review. For this purpose, through filtering in the SciELO database, six articles published in Portuguese between the years 2015 to 2020 were selected. Thus, it was evidenced that the success of the educational process of children depends on the harmonious relationship between school and family, working in partnership and with the same objectives in mediation and collaboration for the development of the student. The partnership between both provides positive effects across the educational context, the gains are enormous, and the results are: higher school performance, understanding of the world, reflective, self-confident, participatory students, among others.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Elionardo de Melo Nascimento , Universidade Estadual do Ceará

Professor na Faculdade Ieducare. Mestre e Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual do Ceará.

Maria Raele Fernandes Paiva

Graduanda em Pedagogia na Faculdade Ieducare (FIED).

Ricardo Costa Frota, Centro Universitário Uninta/ Faculdade Fied

Psicólogo. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA/RENASF, Sobral-CE. Professor do curso de Psicologia da Faculdade IEDUCARE/UNINTA.

Mary Helen Aragão Sousa, Faculdade Ieducare (FIED)

Pedagoga pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Mestre em Ciência da Educação pela Universidad San Lorenzo; Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia e Coordenadora de Pesquisa e Extensão da FIED Tianguá.

References

ALBUQUERQUE, J. A.; AQUINO, F. S. B.. Psicologia escolar e relação- família escola: Um levantamento da literatura. São Paulo. Psico-USF, Bragança Paulista. V.23, n.2. 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-82712018000200307&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 20/08/2020

AMARAL, G. L; BREDA, A. Relação entre família e a escola: um estudo de caso em uma escola de educação infantil no município de São Francisco de Paula- RS. PUCRS.II Seminário internacional de representações sociais, subjetividade e educação.2013.Disponível em: < https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/8851_4889.pdf > Acesso em: 27/04/2020.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm> Acesso em: 20/10/2020

BIROLI, F. Família: novos conceitos. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014.

BOTELHO, L. L. R.; CUNHA C. C. A.; MARCEDO, M. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais, Gestão e sociedade. Belo Horizonte,Gestão E Sociedade, 5(11), 121-136.v.5, n.11, 2011. Disponivel: <https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220 > Acesso: 28/10/2020.

BISSACOTTI, L. A. Família e escola: uma importante e necessária relação. Monografia (Graduação em Pedagogia) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2019. Disponível em: <https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/17525/Bissacotti_Luana_Aline_2019_TCC.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso: 22/05/2020.

COLLI, D. R.; LUNA, S. V. Práticas de integração família-escola como preditora do desempenho escolar dos alunos. São Paulo. Psicologia: Ciência e profissão. V.39, n.2. 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932019000100159&lng=en&nrm=is > Acesso: 22/05/2020.

DE DEUS, D. B.; COGNETTI, N. P.; BOCCATO, T. A. Reflexões sobre a relação família e escola: considerações a partir da psicologia histórico-cultural. Rev. Perspectivas do Desenvolvimento: um enfoque multidimensional. Vol. 04, nº 05, Agosto, 2016. Disponível em: < file:///C:/Users/User/Downloads/18848-Texto%20do%20artigo-31706-1-10-20181106%20(1).pdf > Acesso: 22/05/2020.

DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Scielo Brasil. Universidade de Brasililia, Distrito Federal, p.21-32. 2007.Disponivel:< http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2007000100003&lng=pt&nrm=iso > Acesso: 28/10/2020

FURASTÉ, P.A. Normas técnicas para o trabalho cientifico: elaboração e formatação. Explicação das normas da ABNT. Ed, 14. Porto Alegre. 2014.20 p.

FUKUDA, E. C. C. Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do professor. Londrina: Produções didático-pedagógicas, 2013. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_ped_utfpr_reginaldorodriguesdaluz.pdf > Acesso: 27/04/2020

LIMA, T. B. H.; CHAPADEIRO, C. A. Encontros e des(encontros) no sistema família-escola. São Paulo. Revista quadrimestral da associação Brasileira de Psicologia escolar e educacional. V.19, n.3. 2015. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00493.pdf> Acesso em: 20/08/2020.

LOPES, R. da C. A importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Universidade Federal de Tocantins- UFT. 2015. Disponível em: Acesso em 28/04/2020.

LUZ, R. R. & SCHOTTEN, N. Atribuições da educação familiar e escolar no desenvolvimento integral do educando. II. 2016. Disponível em: < http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_pdp_ped_utfpr_reginaldorodriguesdaluz.pdf > Acesso em: 20/08/2020.

MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. de C. P.; GALVAO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto - enferm., Florianópolis , v. 17, n. 4, p. 758-764, Dez. 2008 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072008000400018&lng=en&nrm=iso >. Acesso em: 20/08/2020.

VIERA NETA, E. S.; SILVIA, D. R. M. Importância da família na alfabetização da criança. Revista interação; ano X numero 2, 2º semestre 2014. Disponível em:< https://vemprafam.com.br/wp-content/uploads/2019/09/OS_0012_16_fam_revista_interAtiva_n-12.pdf> Acesso em 06.05.2020.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo:Martins Fontes, 2000

VIGOTSKI, L. S.; VINHA, Tradução de Márcia Pileggi. QUARTA AULA: A QUESTÃO DO MEIO NA PEDOLOGIA1, 2. 2010.

PRODANOV, C; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientifico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. Ed- Novo Hamburgo, 2013. 172 p.

POLONIA, A. da C.; DESSEN, M. A. Em busca de umacompreensão das relações entre família e escola. São Paulo, 2007.

RESENDE, T. de F.; SILVA, G. F. A relação família-escola na legislação brasileira (1988-2014). Rio de Janeiro. Ensaio aval. Pol. Publ. Educ. V.24, n.90. 2016. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v24n90/1809-4465-ensaio-24-90-0030.pdf> Acesso em: 20/08/2020.

RESENDE, T. de F. et al . Dever de Casa e Relação com as Famílias na Escola de Tempo Integral. Educ. Real., Porto Alegre , v. 43, n. 2, p. 435-456, jun. 2018 . Disponível em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000200435&lng=pt&nrm=iso >. Acesso em: 20/08/2020.

SANTOS, L. R; TONIOSSO, J. P.. A importância da relação escola família. Cadernos de educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v.1, n.1, 2014.

SAVIANI, D. Sobre a natureza e especificidades da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015. Disponível em <https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575/9519> Acesso 27/04/2020

SILVA, E. A. As contribuições da relação família e escola para a aprendizagem sobre o olhar de professoras do 2° ano do Ensino Fundamental. Fortaleza. Revista educação e ensino. V.3,n.1. 2019. Disponível em <http://periodicos.uniateneu.edu.br/index.php/revista-educacao-e-ensino/article/view/5/5 > Acesso 27/04/2020

SOUSA, J. P. A importância da família no processo de desenvolvimento da aprendizagem da criança. TCC (Pós-graduação Lato Sensu) INESC – Instituto de Estudos Superiores do Ceará. Fortaleza. 2012. Disponível em <https://apeoc.org.br/extra/artigos_cientificos/A_IMPORTANCIA_DA_FAMILIA_NO_PROCESSO_DE_DESENVOLVIMENTO_DA_APRENDIZAGEM_DA_CRIANCA.pdf> Acesso 27/04/2020

VASCONCELOS, T. A importância da educação na construção da cidadania. (Conferencia de abertura do ano letivo Superior de educação Paula Frassinetti). Revista saber e educar V. 1, n°12. 2017. Disponível em< http://hdl.handle.net/20.500.11796/714 >. Acesso: 28/10/2020

VINHA T. P. L.R.P. A comunicação entre escola e família por meio dos bilhetes eletrônicos, 05/2013, III Congresso internacional de convivência escolar: contextos psicológicos e educativos, vol.01, n.3. Alméria, Espanha. 2013.

XAVIER, A. C. Como fazer e apresentar trabalhos científicos em eventos acadêmicos. 1º Ed Recife: Editora Respel, 2016. 177 p.

Published

2021-08-16

How to Cite

Nascimento , F. E. de M. ., Paiva, M. R. F., Frota, R. C., & Sousa, M. H. A. (2021). A relação família e escola no processo educativo : uma revisão integrativa. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 32(2), 1–24. https://doi.org/10.31423/oikos.v32i2.11824

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.