RELAÇÕES SOCIAIS: DIÁLOGOS COM AS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl2iss4pp0iiii-00vi

Palavras-chave:

Relações sociais, Perspectiva, Classe trabalhadora, Consciência de classe

Resumo

Neste seu quarto número, do volume 2 (2019), o Comitê Editorial da Revista Relações Sociais decidiu contemplar autores/as que em outras ocasiões procuraram o periódico, mas cujas pesquisas escapavam aos eixos temáticos elencados no escopo editorial. Um dos resultados positivos desta edição é poder dar visibilidade a novos temas e voz a jovens pesquisadores/as com interesses no campo das Ciências Sociais, entretanto não perdemos de vista o foco principal deste periódico que é o combate e a crítica a todas as formas de desigualdades. Com efeito, temos afirmado que as estruturas sociais na sociedade capitalista patriarcal produzem opressões de classe, gênero e raças, subalternizando sujeitos a modos de ser permeados por ausências de sentido na concretude do ser social.  Acrescentamos algumas palavras que refletem a nossa preocupação com o atual cenário político no Brasil, que está se desenhando com o avanço da estrema direita que se consolida com o desmonte de políticas públicas de inclusão e, consequentemente, a fragilização dos direitos da classe trabalhadora. Um breve olhar em retrospectiva sobre o desenvolvimento do capitalismo, do ponto de vista da classe que produz valor (dos assalariados e não assalariados), confirma a impossibilidade de qualquer conciliação igualitária entre aqueles/a que vendem a sua força de trabalho (capacidades físicas e espirituais da corporalidade) e o possuidor dos meios de produção (detentor do monopólio das matérias-primas, capital, instrumentos de trabalho, etc.), haja vista o papel desempenhado pela instituição estatal que é perpassada por uma relação dialética sempre em tensão.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Reis Marques Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), Mestre em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professor do Centro Universitário do Norte – Uninorte Laureates vinculado ao Curso de Comunicação Social e Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Coordenador de Pesquisa e Extensão na Unidade Abaeté; Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Reconhecimento  (GTeR) da UFRGS; autor do livro "As mulheres Sateré-Mawé", pela Editora da Universidade Federal do Amazonas - EDUA.

 

 

Downloads

Publicado

2020-04-08

Como Citar

Araújo, W. dos R. M., Siqueira, A. M. de O., & Andrade, A. O. de. (2020). RELAÇÕES SOCIAIS: DIÁLOGOS COM AS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. REVES - Revista Relações Sociais, 2(4), 0iiii–00vi. https://doi.org/10.18540/revesvl2iss4pp0iiii-00vi

Edição

Seção

General Papers/Artigos